Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de janeiro de 2011

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Assiduidade de Sergio

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) foi um dos parlamentares mais assíduos desta legislatura na Câmara, conforme levantamento divulgado recentemente pelo site Congresso em Foco. Ele registrou 97,4% de presença nos 422 dias em que o plenário da Câmara se reuniu em sessões deliberativas, ficando em 12º lugar conforme relação divulgada pelo site e que relacionou os 633 deputados que exerceram mandato na atual legislatura. O parlamentar já havia recebido, em 2007, homenagem do mesmo site por ser um dos mais assíduos do Congresso naquele ano. O deputado baiano explica que as poucas faltas que teve nas sessões deliberativas se deram por conta de sua participação em congressos de Direito ou ainda de eventos que contaram com a presença do governador Jaques Wagner e do então presidente Luíz Inácio Lula da Silva em visitas às cidades da Bahia.

Denominação

Nos últimos dias o Brasil vem sofrendo as consequências do terremoto que atingiu o Haiti há um ano atrás. Entre as vítimas, uma brasileira que ajudou a construir a história do nosso país: a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Como forma de homenagear brasileiros e baianos que fizeram parte desse trágico fenômeno, inclusive a própria médica que dedicou sua vida à luta pelos direitos das crianças de todo o país e à criação de políticas públicas de incentivo à rede de proteção à criança e ao adolescente, o vereador Angelo Almeida sugeriu ao Governador Jaques Wagner, através de ofício, que a unidade da Comunidade de Atendimento Sócio-educativo, que está sendo construída em Feira de Santana com conclusão prevista para março, seja denominada “Comunidade de Atendimento Sócio-educativo Zilda Arns”.

Parcerias

Novas parcerias começam a ser projetadas para a Casa Valduga e  quarta-feira ultima, a Secretaria da Agricultura (Seagri) promoveu encontro entre a direção do empreendimento – que terá unidade na Bahia este ano – e da Amma, fábrica que produz chocolate fino e orgânico no Estado.  “Estamos unindo a expertise de um e de outro. É dessa forma que iremos acelerar o crescimento do agronegócio baiano, torná-lo ainda mais pujante”, disse o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. A Casa Valduga, tradicional família italiana fabricante de vinhos e derivados, vai passar a industrializar, ainda este ano, frutas do Vale do São Francisco. O objetivo é implantar uma indústria de sucos naturais, concentrados e geléia, gerando empregos e renda na região. A decisão foi firmada através da assinatura do protocolo de intenções nesta terça-feira, 11, na presença do governador Jaques Wagner.

Vestibular unificado

Pela primeira vez duas escolas de nível superior vão se unir para realização de um processo seletivo. A Faculdade Anísio Teixeira (FAT) e a Faculdade ENEB vão promover um vestibular unificado para o preenchimento de vagas no primeiro semestre de 2011.  As inscrições para as duas instituições de ensino superior  de Feira de Santana estão abertas até o próximo dia 27 deste mês, através dos seus sites. Serão  oferecidas vagas nas áreas de Administração, Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Produção, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas para Internet, Rede de Computadores e o novo curso de Nutrição. Os candidatos responderão a provas de Matemática e Linguagem e Códigos, que compreende conhecimentos em Português e Literatura, além de redigirem uma redação.  As provas acontecerão no dia 29/01/2011 e o semestre começará no dia 07/02.

Data

A perita criminalista do Departamento de Policia Técnica do Estado da Bahia Nadja Helena Gomes, que aniversária dia 31  de janeiro,comemorará a data com um jantar em familia em seu apê na Barra em Salvador.

Homenagem

Lenise Coutinho Costa, baiana que mora no Rio de Janeiro, em temporada bahiana,matando saudades da familia e amigos,será homenageada dia 18 de janeiro, com um coquetel no badalado Cafélier,que fica no Santo Antônio Além do Carmo,Salvador, organizado pela amiga Solange Lins de Albuquerque.

 Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3158 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]