Acesso ao serviço do SAMU sofre interrupção em função de pane na OI. Leia este e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) através do telefone 192 está sendo normalizado, após interrupção em função de pane no sistema de telefonia da operadora Oi. Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (19/02/2011), o serviço esteve limitado.

Em função do problema, as solicitações pelos serviços de socorro médico de emergência foram reduzidas entre as primeiras horas da manhã desta quarta-feira. A coordenação do Samu está fazendo contatos com a operadora OI para obter informações sobre a restituição dos serviços.

A solicitação do serviço do SAMU à central via telefone 192 apresenta dificuldades e a orientação é que os solicitantes insistam nas ligações.

Matrícula informatizada para estudantes da rede

Agilidade do sistema facilita matrícula de estudantes

As escolas da rede municipal de ensino já começaram a realizar a matrícula dos alunos “da casa” de forma automática. O processo de informatização tem agilizado o trabalho de diversas instituições de ensino, inclusive do Centro de Educação Municipal Monteiro Lobato, bairro Capuchinhos.

Nesta unidade, 90% dos alunos tiveram a matrícula atualizada pelo sistema de forma automática, segundo a diretora Adriana Pereira. Este número representa cerca de 720 alunos, mas a perspectiva da instituição é atualizar a matrícula de 800 estudantes veteranos.

De acordo com ela, o novo processo tem facilitado e organizado bastante a matrícula. “Estou achando muito bom. Isso também ajuda os pais que não precisam vir à escola”, declara.

O mesmo processo está beneficiando centenas de estudantes da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevêdo (Caic), conjunto Feira VII, onde foram atualizadas as matrículas de 620 alunos. “Esperamos que mais 72 alunos veteranos façam parte dessa equipe”, afirma a vice-diretora da unidade, Karina Andrade.

A rede municipal de ensino também vai contar com 21 postos de matrícula para inscrever todos os alunos do município com mais agilidade e eficiência. No ato da matrícula, o responsável pelo aluno receberá o comprovante com o nome do estudante, série, entre outras informações, além do nome do posto onde o responsável buscará o fardamento completo contendo short, camisa, meias e tênis, além de uma mochila.

O período de matrícula para estes alunos será entre os dias 24 e 28 de janeiro, e as aulas começam no dia 21 de fevereiro.

Guarda Municipal realiza operação no Centro

Sete boxes fechados por descumprir Lei Municipal

A Guarda Municipal de Feira de Santana vem realizando ações em cumprimento a Lei Municipal que determina horário de funcionamento de bares e lanchonetes do Centro de Abastecimento. Na última operação, realizada na noite de segunda-feira (17), sete boxes foram fechados e 40 homens e 23 mulheres foram abordados.

“Foram apreendidos duas pedras de crack e uma porção de maconha, além de uma faca e dois estiletes. Também fechamos sete boxes, que funcionam como bares, por descumprir a lei municipal”, informa o sub-comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinicius Alves.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, informa que existe um decreto determinando os horários de funcionamento dos estabelecimentos desde 2009, mas recentemente foi firmado um acordo entre a Prefeitura e os proprietários dos boxes para que o funcionamento dos locais seja até as 21 horas na segunda-feira e no sábados; até as 19 horas de terça à sexta-feira. O acordo determina ainda que os estabelecimentos permaneçam fechados aos domingos.

“Estamos editando uma nova portaria com objetivo inicial de disciplinar o horário de funcionamento do Centro de Abastecimento. Mas vamos estender o acordo, através de circular, para bares e lanchonetes da praça do Tropeiro”, explica.

Cerca de 25 membros da categoria em quatro viaturas participaram da operação, que contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Polícia Militar (PM).

Saúde disponibiliza verificação de óbito

Serviço ofertado todos os dias da semana

O responsável por quem apresenta sinais de falecimento por motivo de doença em sua própria residência pode contar com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço está disponível durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, “os setores responsáveis por entrar em contato com os médicos plantonistas do SVO variam de acordo com o dia da semana”. Caso o cidadão com suspeita de morte seja acompanhado pelas equipes dos postos de Unidade de Saúde da Família (USF), o responsável pelo mesmo deve procurar a equipe da unidade acompanhante, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, para que o médico da USF realize a verificação.

Em situações que o cidadão utiliza os serviços de outra unidade que não seja a USF, o responsável deve entrar em contato com a Divisão Médica da SMS através do telefone 3612-6619, também de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas, para que o médico plantonista seja acionado.

A diretora de gestão da Rede Própria do Município, Gilberte Lucas, declara que “se a suspeita de óbito ocorrer fora dos horários citados, ou aos sábados, domingos e feriados, o responsável deve se dirigir até a policlínica instalada na região em que aconteceu o fato, para que a equipe da unidade acione o médico plantonista”.

Quando o profissional estiver na residência em que foi chamado, o solicitante deve apresentar algum documento, a exemplo de exames, que comprovem a doença do cidadão, além de documentos pessoais do mesmo, com foto. Uma vez confirmada a morte, o médico emite a Constatação de Óbito e a Declaração de Óbito.

Com os documentos emitidos pelo profissional em mãos, o responsável é encaminhado para um cartório conveniado com a Prefeitura Municipal, onde serão emitidos o Atestado de Óbito e a Guia de Sepultamento. Para maiores informações, os cidadãos podem entrar contato com a Divisão Médica nos dias e horários já citados.

GGIM debate ações da Defesa Civil

Reunião será na próxima quarta-feira 26

As ações integradas da Defesa Civil serão debatidas durante reunião, de caráter ordinário, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que ocorrerá no próximo dia 26 (quarta-feira). A reunião será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, bairro Estação Nova.

Outros temas estão em pauta, a exemplo da Campanha de Desarmamento de Feira de Santana e uma avaliação das ações implementadas no contexto da prevenção à violência.

A convocação dos membros do GGIM, feita pelo coordenador geral do Gabinete, prefeito Tarcízio Pimenta, foi publicada nesta quarta-feira (19), em jornal de circulação local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111132 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]