2º Distrito Naval promove a 39ª Regata João das Botas, programa para sair do porto Barra em Salvador no próximo dia 30 de janeiro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Comando do 2º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos da Bahia realizará no domingo, dia 30 de janeiro, a 39ª edição da tradicional Regata João das Botas, cuja largada está programada para ocorrer às 12h30min, no Porto da Barra.

O Patrono da Regata é o Almirante João Francisco de Oliveira Botas, conhecido como João das Botas, herói da Guerra da Independência na Bahia, o qual teve papel relevante conduzindo e liderando os patriotas baianos do Recôncavo e os da Ilha de Itaparica, na reação contra os portugueses comandados pelo General Madeira de Melo, a fim de expulsar as tropas portuguesas sediadas na Bahia. Comandando uma esquadra de canhoneiras, uma escuna e baleeiras, guarnecidas por cerca de 700 homens, João das Botas demonstrou acendrado patriotismo e grande perícia marinheira. Posteriormente, atingiu o posto de Chefe-de-Divisão da Armada Nacional e Imperial, posto atualmente denominado de Almirante.

A Regata João das Botas tem sua largada na Praia do Porto da Barra, segue até próximo da ilha de Itaparica, posteriormente prossegue para a Cidade Baixa e retorna ao ponto de início. É realizada com a participação dos famosos Saveiros da Bahia, imortalizados na magistral obra literária de Jorge Amado. Participam também da Regata embarcações regionais do tipo catraia e canoa à vela. Essas embarcações fazem parte da história econômica, social e cultural de Salvador e do Recôncavo baiano, e nos dias atuais ainda são empregadas, principalmente em atividades comerciais de transporte de cargas, nas águas cor de esmeralda da Baía de Todos os Santos.

As inscrições tiveram início no dia 20 de janeiro, na Capitania dos Portos da Bahia e em entidades náuticas apoiadoras do evento e há a expectativa da participação de cerca de 100 embarcações. Como na edição do ano passado, a Regata mais uma vez está sendo patrocinada pela BRASKEM, empresa baiana da área petroquímica, e além da competição em si, serão conduzidas ações relacionadas à preservação do meio-ambiente na Praia do Porto da Barra, com a participação de mergulhadores da Marinha do Brasil e de Escolas de Mergulho de Salvador, de jovens Escoteiros do Mar e de militares que servem nas Organizações da Marinha em Salvador. Os resultados da Regata serão auferidos por Comissão técnica especializada, que contará com a participação de personalidades da comunidade baiana, com largo conhecimento do emprego de saveiros, catraias e canoas.

No dia do evento serão distribuídos camisetas e bonés alusivos à regata aos competidores inscritos. A premiação dos vencedores será efetuada ao final da Regata, no Porto da Barra.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.