15 novos conselheiros tutelares tomam posse no dia 11 em Feira de Santana . Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os 15 novos conselheiros tutelares e os 15 suplentes serão empossados no dia 11 de janeiro de 2011, após serem capacitados por membros da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente de Feira de Santana.

Durante três anos, eles irão ocupar os cargos nos Conselhos Tutelares I e II, já existentes em Feira de Santana, e no III, que será implantado neste ano. Serão cinco conselheiros e cinco suplentes para cada Conselho Tutelar.

O processo seletivo e eleitoral para ocupação das vagas aconteceu em três etapas. Através da apresentação de documentos na Casa dos Conselhos foram classificados 139 candidatos para fazer a prova e, deste número, 35 conseguiram pontuação suficiente para disputar a eleição no dia 19 de dezembro.

Em posse dos cargos, os eleitos deverão trabalhar de acordo com o previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), oferecendo proteção aos menores de Feira de Santana. Eles vão receber remuneração mensal de R$ 750 e poderão se reeleger mais uma vez.

Programa financeiro para Prefeitura é discutido

Prefeito tem audiência com secretários nesta terça-feira, 4

Racionamento de despesas e a implantação do projeto de programa financeiro na Prefeitura de Feira de Santana é o assunto principal discutido pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais, na manhã desta terça-feira (4).

Dentre os secretários que participam da audiência estão Euclides Artur, de Cultura, Esporte e Lazer; Flailton Frankles, de Transportes e Trânsito e Antônio Carlos Coelho, de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Também os secretários José Raimundo de Azevedo, de Educação; João Marianho, de Administração; Magno Felzemburg, de Desenvolvimento Econômico; Wagner Gonçalves, da Fazenda, alem do diretor da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus.

De acordo com Wagner Gonçalves, com implantação do projeto de programa financeiro o Governo Municipal irá “reduzir o custei da máquina pública e melhorar a qualidade dos gastos”.

Festa de Santos Reis dias 8 e 9 de janeiro

Distrito de Tiquaruçu atrai muitas pessoas

A tradicional festa de Santos Reis, realizada no distrito de Tiquaruçu, vai ocorrer entre os dias 08 e 09 de janeiro de 2011, conforme organização do evento.

A data foi apresentada pelo presidente da comissão organizadora, Lenivaldo Santos. “Todos os anos a festa reúne milhares de pessoas. Essa é, sem dúvida, a maior manifestação cultural de nosso distrito”, ressalta.

Além de atrações musicais, a festa conta com alvorada, missa e batizado. Entre as atrações, a mais esperada é a apresentação do grupo folclórico Reisado de São Vicente, comandado por Asa Filho.

“A festa é bem diversificada. Tem de tudo um pouco. Durante os dois dias, o distrito recebe gente de toda parte e muitas interessadas em viver a tradição local”, lembra o presidente da festa.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, vai anunciar a grade de atrações da festa, que já está definida.

Secretaria remove 7.063 animais mortos

Animais levados ao Aterro Sanitário ou Centro de Zoonoses

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem atuado diariamente na remoção de animais domésticos mortos. Desde o início deste ano, já foram recolhidos 7.063 bichos em vias públicas ou residências e encaminhados para o Aterro Sanitário do município ou para o Centro de Zoonoses.

De acordo com o coordenador do setor responsável pela remoção dos animais, Agripino José de Oliveira, são retirados todos os tipos de animais domésticos, a exemplo de gato, cachorro, pato, ovelha, porco e coelho. “Recolhemos em torno de 30 animais por dia. Só na manhã desta segunda-feira (27) já removemos 16 animais utilizando os utensílios adequados”, informa.

O setor pode ser acionado na Secretaria de Serviços Públicos, através do telefone (75) 3603 7778 e (75) 8196 0336, de segunda-feira a sábado, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e aos domingos nos plantões do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), por meio do telefone (75) 3602 8409. Basta informar o endereço e telefone para contato.

“Não há necessidade de jogar animais nos terrenos baldios ou descartá-los em qualquer local, pois causa a proliferação de doenças”, ressalta Oliveira.

O serviço foi implantado em Feira de Santana no ano de 2002, quando foram recolhidos 817 animais. Em 2003 foram recolhidos 1.734; em 2004 houve 2.986 remoções; em 2005 o número aumentou para 3.797 e, em 2006, foram 4.757 animais removidos das ruas.

A cada ano, o número aumenta, tanto que a secretaria removeu 5.320 animais em 2007, 6.590 no ano de 2008 e mais 7.007 em 2009. Os bairros que mais solicitam o serviço são Campo Limpo, George Américo e Feira X.

Basculantes e janelas em creche escola

Escola creche vai atender crianças de 0 a 6 anos de idade

Os trabalhos desenvolvidos no prédio onde está sendo construída a Creche Escola Professor Eduardo Miranda, no bairro Jardim Acácia, estão em fase de conclusão. Já foram colocados basculantes e janelas e concluídas as obras de instalação de pisos de alta resistência nas salas de aula.

Segundo o almoxarife Manoel Brito, as cerâmicas que serão utilizadas na fachada da creche escola chegaram nesta segunda-feira (3) e o serviço começará ainda esta semana.

“Devemos começar a utilizar as cerâmicas nesta terça-feira (4). Quanto à área externa, devemos começar os serviços ainda esta semana”, afirma.

A obra está sendo executada por 12 operários da empresa T & F Construções e Empreendimentos Ltda., vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

A partir deste ano, a instituição vai atender crianças de zero a 6 anos nos turnos matutino e vespertino em oito salas amplas, distribuídas entre Creche I, Creche II, Creche III e Pré-Escola. O local também possui baterias de sanitários, espaço multiuso com sala de informática, refeitório, anfiteatro aberto e parque infantil.

A Creche Escola Professor Eduardo Miranda possui ainda bloco de apoio para abrigar administração, área de serviço, área de recreação coberta, secretaria, diretoria, sala dos professores e almoxarifado.

O recurso investido na creche é da ordem de R$ 1.039.304,00, através de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]