Zymler toma posse como novo presidente do TCU em cerimônia com Lula e Dilma

Lula e Dilma participam da posse do novo presidente do TCU, Benjamin Zymler.

Lula e Dilma participam da posse do novo presidente do TCU, Benjamin Zymler.

O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler e Augusto Nardes, tomaram posse nesta quarta-feira (08/12/2010), em cerimônia com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita, Dilma Rousseff, além de governadores, parlamentares e integrantes do Judiciário. Zymler e Nardes foram eleitos no ultimo dia 1º para mandato de um ano, permitida uma reeleição pelo mesmo período.

Durante a cerimônia, o ministro do TCU Valmir Campelo afirmou que o presidente Lula teve respeito pelo trabalho da instituição. “O senhor sempre valorizou as instituições de controle do País. Se críticas foram tecidas, são elas compreendidas por essa instituição. O que passa para a história de seu relacionamento com essa instituição é o respeito”, disse.

Campelo também fez o discurso de boas-vindas ao novo presidente e destacou a carreira de Benjamin Zymler no TCU. Ele elogiou ainda o ministro Augusto Nardes, afirmando que o novo vice-presidente será o braço-direito e o apoio de Zymler. O procurador-geral Lucas Rocha Furtado destacou o apoio que o Ministério Público junto ao TCU vai ofertar ao novo presidente e reafirmou sua capacidade técnica.

Já o novo presidente Zymler reforçou que o tribunal é parceiro da administração e afirmou a importância do diálogo entre as instituições para fortalecimento da democracia. “Nossos esforços se somam em prol do interesse público”, disse.

Durante o discurso, Zymler também defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para fortalecer o controle externo. “Um órgão que, a meu ver, deve plasmar-se em modelo simples, enxuto, dinâmico e que permita não só enfrentar os desafios vinculados ao comportamento disciplinar dos membros das Cortes de Contas, mas, fundamentalmente, incrementar a eficiência e a efetividade do controle externo”.

Ao entrar em exercício em janeiro, Zymler assumirá a vaga ocupada pelo ministro Ubiratan Aguiar nos últimos dois anos.

Além de Lula e Dilma, compuseram a mesa de abertura do evento, dirigida pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, o vice-presidente eleito e presidente da Câmara, Michel Temer, os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Distrito Federal, Rogério Rosso, além do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. Políticos, autoridades dos Três Poderes, além de ministros e servidores do TCU também acompanharam o evento.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]