Último dia para anistia de juros e multas dos tributos municipais. Leia esta e outras notícias da PMFS

Casa do trabalhador intermedia mão-de-obra, mais de mil pessoas empregadas através do órgão em 2010.
Casa do trabalhador intermedia mão-de-obra, mais de mil pessoas empregadas através do órgão em 2010.
Casa do trabalhador intermedia mão-de-obra, mais de mil pessoas empregadas através do órgão em 2010.
Casa do trabalhador intermedia mão-de-obra, mais de mil pessoas empregadas através do órgão em 2010.

Os contribuintes interessados em aproveitar a anistia de 100% dos juros e multa dos tributos municipais têm até as 17 horas desta terça-feira (28/12/2010) para quitar a dívida junto à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

A expectativa do secretário municipal da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves, é que mais de 800 pessoas sejam atendidas nesta terça-feira, número de contribuintes atendidos na segunda-feira (27/12).
“Antes da anistia, a média de atendimento era de 400 pessoas por dia e, até a semana passada, eram 580 pessoas por dia, o que representa mais de 40% de crescimento”, disse o secretário.
Ele acrescenta, inclusive, que o desconto no percentual de 100% não será prorrogado. No entanto, informa que as pessoas têm a oportunidade de quitar o débito com 90% de desconto com parcelamento até 31 de janeiro, de 80% entre os dias 1º e 28 de fevereiro de 2011, e de 70% entre 1º e 31 de março de 2011.
Após esta terça-feira, a Secretaria da Fazenda vai dar início às cobranças e execução judicial daqueles que continuam com débitos junto ao município. “Já foram encaminhados 16 mil processos para a Vara da Fazenda Pública este ano”, informa Gonçalves.
Para diversos contribuintes, a iniciativa representa a oportunidade de quitar a dívida com descontos. Este é o caso da aposentada Leonídia de Jesus. “Estou com o IPTU atrasado no valor de R$ 809 e quero parcelar a dívida”, comenta.
O operador de máquinas, Antonio Andrade, também está satisfeito com a anistia. “O desconto nos ajuda muito. Por isso, vou pagar o imposto do ano de 2009”, declara.
Atenção redobrada com a dengue no verão 
 
Riscos de proliferação aumentam nesse período 
Com a chegada do verão, os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue aumentam. Tanto o calor quanto a incidência de chuvas nessa época do ano são fatores propícios para a reprodução do Aedes Aegypti.
E o maior problema tem sido registrado dentro das casas. Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Divep), cerca de 90% dos focos do mosquito encontrados no município encontravam-se em ambientes domiciliares.
“Antes de viajarem, durante o período de férias, as pessoas devem eliminar possíveis criadouros do mosquito como vasilhames que possam acumular água. Convocamos toda a população para que se tornem agentes de endemias dentro de suas próprias casas”, ressalta Janice Estrela, coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Como forma de prevenir infestações do mosquito, a Prefeitura de Feira de Santana elaborou na última semana um Plano de Contingência. Além dele, também foi realizada uma reunião com dirigentes de unidades hospitalares locais que garantiu a disponibilidade de leitos para pacientes graves da doença.
Os bairros com maior incidência do mosquito Aedes Aegypti são Parque Ipê, Feira X, Tomba, Mangabeira e Queimadinha.
Casa do trabalhador intermédia mão-de-obra
 
Mais de mil pessoas empregadas através do órgão em 2010 
Mais de 1.100 pessoas conseguiram emprego por intermédio da Casa do Trabalhador de Feira de Santana em 2010. Quem ainda está desempregado continua procurando o apoio do órgão na expectativa de iniciar o ano novo com trabalho garantido.
Costureira profissional há mais de 16 anos, Cândida Pereira ficou desempregada há um mês e nesta segunda-feira (27) esteve na Casa do Trabalhador para dar entrada no seguro desemprego e verificar as vagas no mercado de trabalho. “Quero começar 2011 com trabalho certo. Não posso correr o risco de ficar sem renda”, destaca.
Na mesma situação encontra-se o auxiliar de produção José Carlos de Jesus. Recentemente desempregado, ele afirma que não quer esperar o seguro desemprego vencer para procurar um novo trabalho.
“Desde que comecei a trabalhar jamais passei muito tempo desempregado. Sou candidato a primeira vaga que surgir”, frisa.
A coordenadora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, informa que o primeiro passo para se candidatar as vagas de emprego é procurar o órgão com documentos pessoais para fazer o cadastro e ser incluído no banco de dados.
“Através da carteira de trabalho traçamos um perfil do candidato. Quando as empresas fazem a solicitação de mão-de-obra, selecionamos as pessoas considerando exigências como idade, escolaridade, experiência profissional e sexo e as encaminhamos e fazemos o acompanhamento da inserção no mercado de trabalho”, explica.
Há ainda em aberto 236 vagas de emprego para funções diversas. A Casa do Trabalhador é subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que tem como secretário Magno Felzemburgh.
Cisternas e tanques abastecidos em distritos
 
Aguadas também foram abastecidas na zona rural 
Os moradores da zona rural de Feira de Santana estão comemorando as chuvas que caíram na região nos últimos dias. Nos distritos, o volume de chuva registrado variou entre 45 e 110 mm.
No distrito João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), por exemplo, diversas propriedades rurais conseguiram abastecer suas cisternas comunitárias, a partir da água da chuva. Antônio Batista Ribeiro diz que não tem o que reclamar. “Temos água para usar por muito tempo. Choveu bem aqui no distrito”, disse.
Manoel Batista, morador do Km 07, também comemorou as chuvas que caíram na região. “O gado tem água para beber a vontade. Ninguém pode reclamar”, ressaltou o lavrador.
Tanques e aguadas também foram abastecidos. O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, reforça a necessidade de os moradores revisarem a estrutura das cisternas para o abastecimento de água.
“Em alguns locais, cisternas com 15 mil litros foram cheias com a água da chuva. Mas pra isso, é necessária uma revisão nos telhados e nas calhas das casas para a captação da água”, alertou.
Duas unidades do Creas inauguradas nesta terça
 
Bairros Santa Mônica e Lagoa Grande contemplados 
Mais duas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) serão inauguradas nesta terça-feira (28/12) no município. Uma unidade será instalada na rua Tucano, 372, bairro Lagoa Grande, às 8 horas, e a segunda unidade será inaugurada às 9 horas do mesmo dia na rua Tocantins, 374, bairro Santa Mônica.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, as novas unidades vão tratar de violações de direitos e reforçar o vínculo familiar e comunitário. “Nossa rede de proteção social está se estruturando”, afirma.
O secretário informa que mais uma unidade será instalada no município em março de 2011, visando atender de forma específica os moradores de rua.
No dia 26 de novembro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Dr. Clovis Ramos Lima foi inaugurado na rua Georgina Erisman, 51, Centro, para tratar de adolescentes infratores em prestação de serviços comunitários (PSC) e em liberdade assistida (LA).
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108160 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]