Transformação do semi-árido é tema debates na UEFS

Com a participação de representantes de entidades públicas e privadas de diversos municípios baianos, parlamentar e do Governo do Estado, começou na manhã desta quarta-feira (15/12/2010), a 7ª Feira do Semi-Árido. As atividades são desenvolvidas no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Na abertura, o professor aposentado da Uefs e representante do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Naidison de Quintella, relatou os avanços das políticas de desenvolvimento de regiões como o semi-árido registrados nos últimos anos. Segundo ele, tal fato tem elevado a auto-estima de milhares de famílias desta região. “Antes, o semi-árido era visto como sem solução devido à ausência de determinação política”.
Naidson de Quintella destacou que o cenário tem mudado em função de iniciativas como a Feira do Semi-Árido realizada pela Uefs em sua sétima edição.
A pró-reitora da Extensão da Uefs, Maria Helena Besnosik, destacou a importância do diálogo com membros de entidades relacionadas com o semi-árido. É necessário, salienta, construir de mecanismos que colaborem para a transformação da realidade de mais de 450 mil famílias que sobrevivem com a média de um salário mínimo.
O reitor José Carlos Barreto de Santana destacou o aumento do número de parceiros e de participantes nesta 7ª Feira, lembrando que a Uefs, inserida no chamado Portal do Sertão, tem na representação de funcionários, estudantes e professores o conhecimento da realidade da região do semi-árido.
A 7ª Feira do Semi-Árido prossegue até sexta-feira com palestras, mini-cursos, debates de assuntos com educação, literatura, economia e investimentos. Estandes instalados no campus mostram parte da produção econômica e cultural da região.

Em paralelo, a Uefs sedia o 3º Seminário de Mulheres Rurais e o Fórum Baiano de Desenvolvimento e Territorialidade no Semi-Árido, numa promoção da Secretaria de Planejamento da Bahia. A programação completa pode ser acessada no portal www.uefs.br/feiradosemiarido.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]