SEPLAN reformulará sistema estadual de planejamento

Com o objetivo de modernizar a gestão e o planejamento da Bahia, a partir de ações voltadas à melhoria da efetividade e da transparência institucional, terá início no mês de janeiro a reformulação do Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepege). O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Planejamento (Seplan) e foi debatido nesta quarta-feira (22/12/2010), durante uma reunião do Comitê de Planejamento.

De acordo com o chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, o sistema será uma ferramenta que vai integrar todo os órgãos do governo, envolvendo planejamento, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação das diretrizes, políticas, programas e ações do governo.
“A intenção é levar o planejamento estratégico e a gestão do Estado para dentro de todas as secretarias, para facilitar o desdobramento em ações, o acompanhamento e a avaliação qualitativa e quantitativa da gestão por parte da Seplan”, afirma.
Vertentes
Dividido em oito fases, o projeto tem o prazo de execução de 18 meses e contará com o suporte de uma consultoria para propor um arranjo institucional e o novo marco legal que integrará o Sepege e acompanhará a sua implantação a partir do mapeamento, análise e revisão dos processos identificados.
Segundo o superintendente de Orçamento Público da Seplan, Cláudio Peixoto, a implantação do novo sistema está dividida em quatro vertentes. “Vamos trabalhar a partir das competências específicas dos profissionais, de um novo arranjo institucional, fortalecendo o planejamento, de um suporte de Tecnologia da Informação e a revisão dos processos”, explica.
Após a definição do plano de trabalho, será realizado um mapeamento dos processos de todas as pastas estaduais, que serão redesenhadas a partir do reordenamento institucional e dispostos em um sistema online.
O propósito do Sepege é ser uma rede de governança norteadora do planejamento e da gestão estratégica, formulando e executando com eficácia as políticas públicas a fim de gerar desenvolvimento sustentável e aumento da confiança e participação da sociedade.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]