Resenha do livro As virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides | Por Marcelo Vinicius

Capa do Livro.
Capa do Livro.
Capa do Livro.
Capa do Livro.

As virgens Suicidas foi o livro que deu origem ao filme, com o mesmo título, em 1999, e a primeira obra do escritor Jeffrey Eugenides, publicado em 1993. A história tem como cenário um subúrbio americano dos anos 70 e que retrata a perda da inocência das cinco irmãs Lisbon que, uma a uma, cometem suicídio, no intervalo de um ano. Porém, apesar do título, o livro não é tão triste, na verdade há cenas muito divertidas e a escrita é leve.

A história é narrada por um personagem que pouco conhecemos, a não ser pelo que ele revela da sua relação com as irmãs. Ele faz parte de um grupo de meninos que nutriam uma paixão platônica por elas.

A narração desse personagem nos informa que os fatos não ocorreram em tempo real, não eram presente, mas uma lembrança que persistia forte em sua mente, depois de passados anos da morte das irmãs Lisbon. Assim, ao relatar, se revelavam, aos poucos, os materiais sobre as garotas, que ele e seu grupo reuniram no decorrer dos anos, com intuito de conseguirem responder às suas dúvidas e compreender as razões que levaram todas as meninas a darem cabo de suas vidas.

A trama é levada pelos mistérios das cinco jovens irmãs, onde os rapazes amando-as a distância, apesar de terem certos contatos físicos, e, sobretudo, ficando embasbacados na dúvida de entender, por completo, a alma de cinco garotas, faz o leitor também entrar na mesma atmosfera de confusões. Isso tudo porque o narrador não é onisciente: ele testemunhou os acontecimentos da mesma maneira que os outros meninos.

Ao partir da visão do narrador e dos meninos, podemos viver o mundo das paixões adolescentes, de forma leve à difícil temática. Em meio das populares situações “ridículas”, “cafonas” e até exageradas da juventude, através da visão inocente do narrador e do seu grupo de garotos, nos faz reconhecer a seriedade por trás dessas demasias.

O ambiente familiar das irmãs é totalmente construído para provocar a ideia de clausura e de fato, sentimos, não só na casa das Lisbon, como em todo o bairro, um ar perdido. Contudo, mesmo as meninas tendo uma vida intensamente podada pelos pais, isso não é um indicativo óbvio do suicídio.

No fim, é esta a grande pulsão por trás de As Virgens Suicidas, as meninas perdem suas vidas, mas seus admiradores, ao recriarem um universo a partir dos vestígios de suas existências, intensificam e valorizam as suas próprias.

Nota sobre o autor da obra:

Jeffrey Eugenides Kent, nascido em Detroit, Michigan, no dia 8 de março de 1960, é escritor romancista e contista americano vencedor do Pulitzer Prize e o Circle Award. Jeffrey Eugenides é mais conhecido por seus dois romances aclamados, As virgens Suicidas (The Virgin Suicides) (1993) e Middlesex (2002). O autor foi saudado por toda a crítica como uma das grandes vozes da jovem literatura americana, e o livro, As Virgens Suicidas, ganhou tradução para quinze idiomas. Seus contos já ocuparam as páginas de publicações como The New Yorker, The Paris Review e Granta’s Best of Young American Novelists.

*Por Marcelo Vinicius

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário