PT adia definição do candidato à Presidência da Câmara

A bancada do Partido dos Trabalhadores reuniu-se, nesta terça-feira, para discutir o perfil da candidatura e as articulações para aglutinar um amplo apoio na votação para a Presidência da Câmara dos Deputados, prevista para fevereiro de 2011.

Três nomes devem disputar o cargo pelo PT, que terá a maior bancada da Câmara na próximalegislatura. São eles: o atual líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP); o primeiro-vice presidente da Câmara, Marco Maia (RS); e o ex-presidente da Casa Arlindo Chinaglia (SP). João Paulo Cunha (SP), também ex-presidente da Câmara, desistiu da candidatura.

Maia acredita que o nome do candidato será definido até dia 20 deste mês, com o apoio da maioria da base aliada que ajudou a eleger Dilma Rousseff à presidência da República.

“Há uma disposição da bancada de propor o rodízio na Presidência da Câmara, em um acordo com o PMDB, que nós queremos que também seja estendido aos outros partidos da Casa.” Maia acrescenta que a intenção é compartilhar os demais cargos da Mesa Diretora com os partidos. “O importante é que o nome escolhido não seja apenas o melhor para o PT, mas fruto do diálogo com o conjunto dos deputados.”

Nome de consenso

Cândido Vaccarezza acredita que não haverá necessidade de votação dentro da bancada e que, portanto, surgirá um nome de consenso para assumir a candidatura petista à Presidência da Câmara.

Arlindo Chinaglia também prega o discurso da unidade partidária. “É uma oportunidade importante para que os deputados reeleitos ou eleitos para o primeiro mandato expressem, para um coletivo, as suas opiniões sobre a política como um todo. A minha expectativa é um bom debate político para construir a unidade da bancada e um bom processo de decisão.”

Durante a reunião de bancada nesta tarde, os petistas discutiram ainda as perspectivas e os desafios dos deputados na sustentação do Governo Dilma, a partir do próximo ano.

*Com informações da Agência Câmara

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]