Prefeitura de Feira inicia atividades em novos horários e ambulâncias são recuperadas. Confira as notícias da administração de Tarcízio Pimenta

A expectativa da casa própria fez com que muitas pessoas acordassem cedo para verificar o nome na lista de mais um conjunto habitacional programa Minha Casa, Minha Vida.
A expectativa da casa própria fez com que muitas pessoas acordassem cedo para verificar o nome na lista de mais um conjunto habitacional programa Minha Casa, Minha Vida.
A expectativa da casa própria fez com que muitas pessoas acordassem cedo para verificar o nome na lista de mais um conjunto habitacional programa Minha Casa, Minha Vida.
A expectativa da casa própria fez com que muitas pessoas acordassem cedo para verificar o nome na lista de mais um conjunto habitacional programa Minha Casa, Minha Vida.

Secretarias dão início ao turno único 

As repartições públicas municipais já estão funcionando em turno único desde as 7 horas desta quarta-feira (08/12/2010). As secretarias mantêm o plantão até as 13 horas, a exemplo de Administração, Saúde e Transportes e Trânsito, bem como a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon). A medida não inclui os órgãos que prestam serviços essenciais à população.

Desde às 7 horas da manhã o prefeito Tarcízio Pimenta atende secretários e audiências agendadas. “As audiências estão acontecendo normalmente. Vamos concentrar todos os serviços num só horário, produzindo mais em determinados setores da administração”, pontua.

Na Secretaria Municipal de Administração, o primeiro turno também está transcorrendo normalmente, segundo o titular da pasta, João Marinho.

“Estamos com a certeza de que essa medida irá racionalizar o serviço público e trazer economia sem prejuízo para a comunidade”, considera.

A coordenação do Programa Bolsa Família funcionava das 7 às 17 horas e preparou a equipe para atender a população no novo horário, sem trazer qualquer perda.

“Nossa equipe que trabalhava à tarde está atendendo pela manhã, totalizando 14 atendentes no turnão”, informa a coordenadora do programa, Vitória Leal.

Para a oficial de cozinha Antonieta Mascarenhas, dispor de mais atendentes num só turno representa um trabalho mais ágil, já que ela “começa a trabalhar à tarde e não podia ir ao local neste turno. Ficou ótimo”.

Minha Casa, Minha Vida renova expectativas

A expectativa da casa própria fez com que muitas pessoas acordassem cedo para verificar o nome na lista de mais um conjunto habitacional programa Minha Casa, Minha Vida. Às 7 horas já havia movimento em frente à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, onde a relação com os nomes selecionados para o Residencial Santa Bárbara, no bairro Mangabeira, estão expostos na parede.

Empregada doméstica e mãe de três filhos, Silvane Bispo, 32 anos, viu o nome na lista divulgada no site da Prefeitura e, ainda assim, fez questão de confirmar na Secretaria.

“Nem consegui dormir esta noite de tanta ansiedade. Moro com minha família na casa dos meus sogros e ter uma moradia própria é a realização do sonho de uma vida toda”, comemorou.

Já a manicure Danielly Santos, 22 anos, mãe solteira de um filho, soube através de uma amiga da divulgação da nova lista e não perdeu tempo para verificar se constava seu nome.

“Fiz a inscrição em maio de 2009 e sempre acreditei que seria selecionada. Felizmente, chegou a minha vez. Agora vou me informar quais os documentos que serão exigidos para providenciá-los”, frisou.
Dos 457 nomes que constam na lista, 380 serão selecionados para receber a moradia. As pessoas que não tiverem o Número de Identificação Social (NIS) devem comparecer a Secretaria para serem autorizadas a fazer pelo cadastro do Bolsa Família. As que já tiverem o NIS, devem aguardar a convocação da Caixa Econômica Federal para apresentarem a documentação.

Água encanada em Lagoa Salgada

Cerca de 80 famílias da comunidade de Lagoa Salgada, no distrito de Maria Quitéria, passam a ter acesso a água encanada. As obras para implantação do sistema, através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), serão entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta quarta-feira (08), às 19 hOras.

A iniciativa faz parte do programa de extensão de rede de água encanada na zona rural de Feira de Santana e deverá contemplar ao todo 1.300 famílias de 43 comunidades. Engloba recursos da ordem de R$ 1,7 milhão.

Somente no povoado de Lagoa Salgada estão sendo investidos R$ 55 mil na implantação do sistema de abastecimento de água, com a implantação de 3.800 metros de extensão de tubulações.

A implantação da rede de água encanada na comunidade de Lagoa Salgada teve início no dia 10 de novembro, juntamente com as obras para contemplar a comunidade de Moita da Onça, no distrito de Matinha. O serviço entra em funcionamento antes das comemorações de final de ano, cumprindo compromisso assumido pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Os investimentos, conforme o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, fazem parte das ações de enfrentamento dos efeitos da seca, promovidas pelo Governo Municipal. “São medidas que visam melhorar a qualidade de vida do homem no campo, assegurando o abastecimento com água potável”, frisou.

Novos serviços dos Correios nos distritos

A população dos oito distritos de Feira de Santana passa a dispor de vários serviços dos Correios na sede de cada localidade, com a assinatura do primeiro Termo Aditivo de Convênio das Agências de Correios Comunitárias, firmada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quarta-feira (08/12), no Paço Municipal Maria Quitéria.

A iniciativa disponibiliza serviços como preparação de objetos para expedição, recebimento/expedição de malas, preparação dos objetos em serviços internos, arquivamentos de documentos e manutenção da unidade em condições de organização e limpeza, além de outros serviços.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou que a ação vai acabar com o atraso de correspondências, resolvendo o problema de muitas pessoas. “Os Correios vão repassar o recurso para a Prefeitura, que fará o pagamento dos funcionários”, explica.

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, observa que a iniciativa vai dispensar a necessidade de o usuário se deslocar dos distritos para fazer qualquer serviço na sede do município.

“É um trabalho que os Correios já vinha fazendo nos distritos, mas agora está fortalecendo essa parceria com outros serviços. Isso vai facilitar muito a vida dos moradores da zona rural”, destaca.

O secretário municipal de Governo, Geraldo Sampaio, também participou da assinatura do convênio.

Ambulâncias de PSFs recuperadas 

As ambulâncias que atendem os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) nos distritos de Matinha e Bonfim de Feira passaram por recuperação e serão reentregues nesta quinta-feira (09/12), assim como um veículo que transporta medicamentos. Um dos veículos estava com o monobloco danificado e o outro teve a chaparia reformada.

Com o objetivo de normatizar o uso dos veículos, o Governo Municipal vai publicar decreto nesta quinta-feira instituindo comissão de avaliação do uso de veículos.

Além desses veículos, estão passando por reforma duas ambulâncias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e quatro carros, que transportam a equipe de combate à dengue.

“Estão sendo feitos serviços na chaparia e na parte mecânica. A previsão é que os serviços concluam esta semana”, disse a diretora de Gestão da Rede Própria da Secretaria de Saúde, Gilberte Lucas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108925 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]