Postos de Unidades de Saúde com novos equipamentos. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Os postos de Unidade de Saúde da Família (USF), que fazem parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde), estão recebendo novos equipamentos. São tensiometros (aparelho de aferir a pressão arterial), nebulizadores, computadores, entre outros, que vão possibilitar um melhor atendimento ao cidadão.

 O Pet-Saúde é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e o Ministério da Saúde. Através do programa, os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Ciências Farmacêuticas e Biológicas da Uefs poderão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.
“No Pet-Saúde, os alunos podem se adequar ao perfil profissional necessário para atuação na Atenção Básica ao cidadão”, declara a diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas.
O programa proporciona também uma melhor integração entre os estudantes e a comunidade, além da interdisciplinaridade entre os cursos e o exercício da competência coletiva. As atividades desenvolvidas pelos universitários serão orientadas pelos professores de cada curso.
Praça do Cruzeirinho entregue nesta sexta
 
Bairro da Queimadinha recebeu outras melhorias 
A praça do Cruzeirinho, no bairro Queimadinha, ganhou um colorido com o verde, vermelho e branco utilizados nos canteiros, quiosque, bancos e mesas, além do novo ajardinamento. O espaço desgastado pelo tempo foi totalmente reformado e modernizado, oferecendo opção de lazer de qualidade para a população local.
Recuperada com recursos próprios da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos, a praça também recebe Internet gratuita por meio do programa Feira Cidade Digital, rampa de acesso para deficientes físicos, o cruzeiro e nova iluminação. Todos esses investimentos serão entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta na noite desta sexta-feira, às 18 horas.
As ruas Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, situadas no bairro, também receberam melhorias com a pavimentação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), assim como o posto da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Todos os Santos, que foi reformado.
Tanto para os moradores quanto para os comerciantes, os investimentos só representam benefícios. O taxista Jânio Barbosa, por exemplo, ficou satisfeito com a iluminação especial em pétalas, já que possibilita a utilização do espaço à noite com maior segurança. “A iluminação está ótima. Foi uma reforma muito boa, pois a praça estava precisando”, disse.
Bisneto dos proprietários do terreno doado para instalar o cruzeiro, o mecânico Marcelo Amaral, também parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “A praça ficou bonita. Gostei muito do trabalho”, disse.
Abre novo cruzamento em avenida
 
Interseção com a rua Felinto Marques Cerqueira 
O novo cruzamento da avenida Presidente Dutra, com a rua Filinto Marques Cerqueira, nos Capuchinhos, recebeu sinalizações horizontal e vertical. Os pedestres que trafegaram pelas ruas já dispõem de melhores indicações nas quatro faixas do canteiro central, que será aberto nesta sexta-feira (03/12).
Para o motorista João Pereira, a abertura do local facilita para os motoristas, assim como a sinalização aos pedestres. “É muito bom porque desengarrafa o tráfego e agiliza. Temos mais um avanço na cidade com essa iniciativa”, considera.
Também motorista, Almir Araújo espera que o trânsito possa fluir mais rápido e evitar os engarrafamentos. “Acontecendo isso, vamos nos livrar dos congestionamentos pela avenida João Durval”, afirma.
Com a abertura do canteiro, a passagem recebeu pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). E para disciplinar o tráfego de veículos, foi instalado no local um conjunto de semáforos com três tempos, viabilizando a convergência da rua Felinto Marques para a avenida Presidente Dutra. O prefeito Tarcízio Pimenta esteve no local na manhã desta sexta-feira.
Concurso Natal no Parque da Cidade
 
Primeiro colocado vai sobrevoar cidade de helicóptero 
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, vai promover o concurso Natal no Parque da Cidade, no dia 19 de dezembro, às 10 horas. O evento é aberto à comunidade, mas a premiação é destinada aos alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa propõe aos alunos a criação de desenhos com o tema “Natal em Feira de Santana”. O material produzido pelos estudantes das 215 escolas será avaliado por uma equipe da Secretaria de Educação.
“O primeiro colocado do concurso vai sobrevoar de helicóptero pela cidade, além de ganhar brinquedos especiais. Os demais colocados da segunda a nona posição ganharão diversos brinquedos”, explica o diretor do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, Marcello Araújo.
Ele ressalta ainda que será muito bom proporcionar esta festa natalina às crianças da cidade. “Está é uma grande oportunidade de aproximar as pessoas que residem próximo ao Parque da Cidade e de as crianças ganharem um presente no Natal”, considera.
No dia da festa o Papai Noel vai chegar de helicóptero e serão distribuídos 1.500 brinquedos para a criançada que vai participar de brincadeiras educativas, passear de trenzinho e assistir ao coral infantil.
Conceição comemora pavimentação de ruas
 
Pavimentação das ruas Canto do Buriti e Caratapema 
Uma caminhada pelo bairro Conceição marcou, na noite de quinta-feira (02/12/2010), a inauguração da pavimentação a paralelepípedo das ruas Canto do Buriti e Caratapema. As intervenções foram promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana, com recursos próprios do Município, atendendo a reivindicações da comunidade.
Ao inaugurar os investimentos no bairro, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou o compromisso do Governo Municipal em continuar avançando no desenvolvimento de comunidades mais carentes. Lembrou que a promoção de infra-estrutura tem sido uma preocupação constante da administração, visando elevar a qualidade de vida da população feirense.
Durante a inauguração também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro, de Governo Geraldo Sampaio e o vereador Luiz Augusto de Jesus. Caminharam com populares pelas duas ruas pavimentadas a paralelepípedo e ouviram mais reivindicações de moradores do bairro.
Moradora da rua Caratapema, 356, Maria Tereza Santos de Jesus revelou a satisfação com a promoção das obras. “Estou muito satisfeita, principalmente porque sai do atoleiro e da lama. Acabaram-se todos os problemas, agora é só felicidade”, comemorou.
A mesma satisfação é da moradora Olga Jesus Oliveira, residente à rua Canto do Buriti, 439. “O serviço ficou de primeira e agora os carros podem transitar facilmente pelas ruas, o que não ocorria antes. É o progresso que está chegando ao nosso bairro, valorizando nossas casas”, frisou.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108690 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]