Pobreza na América Latina retorna aos níveis pré-crise

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Estudo da Cepal sugere que recuperação econômica da região faz número de pobres diminuir para 180 milhões.

Um estudo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, revela que a pobreza na região irá baixar em 2010 para os índices anteriores aos da recessão global.

Segundo o Panorama Social da América Latina 2010, divulgado nesta terça-feira, a pobreza e a indigência cairão de 1 a 0,4 pontos percentuais em relação ao ano passado. Até o fim de dezembro, a região terá 180 milhões de pobres.

Probreza

O documento foi apresentado pela secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, na sede da agência em Santiago do Chile.

Com a redução, cerca de 32% dos moradores de países latino-americanos e caribenhos continuarão vivendo na pobreza e 12% na indigência.

O vice-chefe da Cepal, o economista Antônio Prado, falou à Rádio ONU de Santiago do Chile, sobre a situação brasileira.

“O Brasil apresentou em 2009 uma redução da pobreza de quase 1%, enquanto a média da região apresentou um leve crescimento da pobreza. No caso de 2010, o crescimento da economia brasileira está muito acima da média da região, o que ajuda a melhorar o desempenho geral da região. Também contribui para exportar dinamismo aos países em que o Brasil tem um comércio exterior mais significativo”, explicou.

De acordo com a Cepal, o Brasil tem agora cerca de 25% de pobres. A agência revela que programas de assistência social e avanços na economia com geração de empregos estariam entre os fatores-chave para a queda da pobreza.

Muitos países também fizeram ajustes fiscais que aliviaram os efeitos da crise sobre os mais pobres.

A agência da ONU informou que apesar das repercussões fortes da crise sobre a América Latina, a pobreza aumentou em apenas um décimo de ponto percentual.

Para a Cepal, a desigualde social ainda é um problema grave em países latino-americanos e caribenhos que precisa ser combatido com políticas específicas de inclusão social.

Com informações da Rádio ONU em Nova York

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105543 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]