Prefeitura de Feira de Santana alerta população para cuidados com surto de dengue e diz que campanha de anistia fiscal gera bons resultados

Janice Estrela, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. de Feira de Santana.
Janice Estrela, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. de Feira de Santana.
Janice Estrela, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. de Feira de Santana.
Janice Estrela, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. de Feira de Santana.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão da Vigilância Epidemiológica, assegurou que a dengue no município de Feira de Santana está controlada. Porém, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, alerta sobre a necessidade de manter um plano de contingência atualizado.

“Estamos implementando todos os trabalhos de prevenção, tanto que vamos fazer uma reunião com o grupo gestor nesta quarta-feira (22/12/2010) para direcionar todo o fluxo e o protocolo de atendimento clínico”, informa Janice. A informação foi divulgada em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira (21/12), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, Feira de Santana não tem surto nem epidemia. “Estamos avaliando cada paciente que está internado nos hospitais públicos e privados, fazendo as coletas com duas infectologistas e enviando-as para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)”, disse Janice.

Quanto ao sorotipo 4 da dengue, Janice Estrela descartou o seu aparecimento. “Em Feira de Santana já conseguimos isolar os vírus 1, 2 e 3”, assegura.

Neste ano, foram notificados 1.417 casos da dengue em Feira de Santana, sendo 1.370 do tipo clássica; 26 casos com complicações; 20 com febre hemorrágica e um caso com síndrome do choque da dengue. Para Janice Estrela, este número é considerado normal, já que houve mais de 5 mil casos registrados no município no ano passado.

Com a chegada do verão, a enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica, Maricelia Maia de Lima, alerta a população que as condições climáticas são ainda mais favoráveis para a proliferação do mosquito. “É preciso que todos estejam mobilizados no sentido de prevenir o aumento no número de casos”, destaca.

De acordo com a professora e doutora em Medicina e Saúde Erenilde Marques de Cerqueira, o principal foco da dengue encontra-se nos domicílios. Portanto, é necessário que a população “esteja atenta e receba bem os agentes de saúde”. O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, também esteve presente na entrevista, além do secretário de Comunicação Social, Edson Borges, e de Tranportes e Trânsito, Flailton Frankles.

Campanha de anistia gera bons resultados e Aumenta em 20% no número de atendimentos 

A campanha de anistia lançada pelo Governo Municipal registrou um aumento de 20% no número de atendimentos. Com este crescimento na demanda, o secretário municipal da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves, informa que a receita do município já sinaliza um aumento.

A ação tem como principal objetivo incentivar os contribuintes a regularizarem pendências com a Secretaria Municipal da Fazenda. Está sendo oferecida isenção total de juros e multas sobre os tributos municipais, além de opção de parcelamento da dívida, com descontos que variam de acordo com o prazo escolhido pelo contribuinte.

As pessoas interessadas em obter o desconto de até 100% em juros e multas têm até o dia 28 deste mês para realizar o pagamento em cota única. De 01 a 31 de janeiro de 2011, o desconto é de 90%; de 01 a 28 de fevereiro é de 80%, e de 01 a 31 de março o desconto é de 70%.

“Os contribuintes devem aproveitar a isenção e não deixar o pagamento para última hora”, declara o secretário Wagner Walter, acrescentando que “a campanha tem sido positiva”.

O serviço para emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) é prestado durante o turno único, das 7 às 13 horas, e em horário especial de atendimento, das 14 às 17 horas.

O plantão durante a tarde é exclusivo para emissão de DAM dos tributos municipais, a exemplo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS), além de taxas municipais.

O pagamento pode ser efetuado nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bradesco e Casas Lotéricas.

Maricelia Maia de Lima, enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana.
Maricelia Maia de Lima, enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana.
Erenilde Marques de Cerqueira, professora e doutora em Medicina e Saúde.
Erenilde Marques de Cerqueira, professora e doutora em Medicina e Saúde.,
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]