Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de dezembro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Pelo desarmamento

Com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal de Feira de Santana, Secretaria de Prevenção à Violência e da sociedade civil,  o Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz) e o Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) promoveram um ato público no estacionamento da Prefeitura Municipal, com o objetivo de instituir um compromisso das autoridades civis e militares com a Campanha do Desarmamento.

De agora por diante haverá distribuição de milhares exemplares do Estatuto do Desarmamento, veiculação da campanha na mídia,junto as escolas e faculdades, alem de proporcionar qualidade  das blitzes policiais com uso de detectores de metais e realização de palestras nas comunidades. Entre os coordenadores Cloves Nunes, do MovPaz.

Direito Família

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15/12/2010), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2.285/2007 que consolida a legislação de Direito de Família num único documento (retirando do Código Civil o Livro IV, que trata do Direito de Família, e transformando-o numa legislação específica). O projeto, de autoria do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), teve iniciativa do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família e ficou conhecido como Estatuto das Famílias, e estava apensado ao PL 674/07.

Como é conclusivo nas comissões, o projeto segue para votação no Senado. O projeto retira do Código Civil toda a legislação referente às famílias e promove uma revisão legislativa do tema, reunindo todos os direitos referentes à família. A proposta original reconhecia a união de pessoas do mesmo sexo. O relator da proposta, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), que preside a CCJ, optou por manter a redação do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), que prevê o casamento como a união entre homem e mulher. A proposta foi questionada pelos parlamentares por trazer algumas inovações no âmbito do reconhecimento de direito patrimonial.

Confraternização acadêmica

Tendo como anfitrião o presidente Eduardo Kruschewsky, aconteceu na quinta feira à noite jantar de confraternização da Academia Feirense de Letras, oportunidade em que foram distribuidores  CDs com poesias de expressivos poetas feirenses. Entre os presentes os imortais desembargador  Raymundo Pinto e o médico e artista plástico Cesar Romero.

Rompimento

Repercutiu bastante nos mais diversos segmentos políticos de Feira de Santana, a noticia de que o atual deputado estadual e federal eleito Fernando Torres (DEM) admitiu na mídia eletrônica a possibilidade de romper politicamente com o prefeito Tarcizio Pimenta (DEM). Ao alegar,  estar  decepcionado com o prefeito, Fernando Torres declarou de que em janeiro deverá decidir se fica ou não na base do governo.

Tudo por causa da porfia entre os vereadores Antonio Francisco Neto, o Ribeiro e  Ronny na disputa da presidência da Mesa Diretora da Casa da Cidadania, em que saiu vencedor o candidato  que teve apoio do alcaide. Caso se confirme o rompimento do prefeito, o mesmo poderá perder no mínimo três vereadores da base aliada e que são liderados por Fernando Torres..

Cidadão Feirense

Por iniciativa do vereador Justiniano França,  foi aprovado na Câmara Municipal de Feira de Santana, o Decreto Legislativo, que outorga o titulo de Cidadão Feirense ao empresário Sebastião Soares, proprietário da  Transoares.  Figura que uma vida marcada pela simplicidade e dinamismo.

Academia Jurídica

Ocorreu quinta feira à noite no Salão Nobre do Fórum Desembargador Filinto Bastos, sessão de gala, eleição e posse da Academia Regional de Letras Juridicas de Feira de Santana, sob a presidência do bacharel em Fireito Djalma D´Santos Gomes. Na oportunidade, o advogado Hugo Navarro Silva foi escolhido o presidente de honra.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3102 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]