Operação Verão reforça policiamento em pontos turístico de Salvador

Prevendo a expressiva demanda de turistas na Bahia para este verão, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por intermédio da Polícia Militar, decidiu incluir a presença policial no desembarque de passageiros e ampliar o policiamento em pontos estratégicos de Salvador.

As ações estão entre as frentes de trabalho da Operação Verão, lançada no início do mês, no estado. O diretor de comunicação da PM, tenente-coronel Sérgio Baqueiro, informou que foram destacados 16 mil homens em horário extraordinário, independentemente do efetivo normal da corporação. “Temos a previsão de 126 transatlânticos aportando em Salvador. Isso representa, aproximadamente, 500 mil pessoas chegando via mar”, assegura Baqueiro. Somente nesta quinta-feira (23/12/2010), 3.700 pessoas desembarcaram no Porto da capital baiana, vindas em um cruzeiro a bordo do Navio Costa Serena.

Pontos turísticos 

“A Polícia Militar desenvolve um trabalho específico, não só na região do porto, mas em todos os pontos turísticos visitados por essas pessoas”, comentou Sérgio Baqueiro, lembrando que os navios que atracam em Ilhéus recebem o mesmo tratamento.
No roteiro preferido pelos turistas estão o Farol da Barra, os monumentos históricos do Centro Antigo e o artesanato do Mercado Modelo. Pontos mais distantes da região central como o Farol de Itapuã e a Linha Verde também estão no plano de segurança elaborado para o período, que inclui rondas a cavalo, a pé, em motocicletas e nas viaturas.
Pelo segundo ano consecutivo, a analista de planejamento e controle de produção, Ana Paula dos Santos, sai de Jundiaí (SP) rumo à capital baiana. Ao desembarcar no Porto de Salvador, observou imediatamente a presença dos militares. “É mais segurança para todo mundo que está descendo do cruzeiro para conhecer bem a beleza da Bahia”.
A supervisora do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia (Sindetur), Carmen Déa Trancoso Sarmento, é a responsável por fiscalizar a logística oferecida pelo poder público aos milhares de turistas que desembarcam na cidade. Para ela, a operação que será realizada durante todo o verão, ou seja, até março, é fundamental para a qualidade da estadia dos turistas. “Em todas as chegadas de navio, o turista quando vê o policiamento na área, se sente mais seguro. Isso também evita os furtos e, em alguns casos, até a recuperação de objetos roubados”.
Com relação ao desembarque de passageiros de avião no Aeroporto Internacional de Salvador, a expectativa da Infraero é que o fluxo turístico gire em torno dos sete milhões de pessoas, entre os meses de novembro de 2010 a março de 2011. Este número inclui baianos, brasileiros de outros estrados e do exterior.
Conforme a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o setor hoteleiro acredita que “este deverá ser o melhor verão dos últimos 10 anos”, devido à quantidade de reservas e de ocupação contabilizada e à própria previsão para os próximos meses. Ela lembra que os trabalhos integrados entre os órgãos do Turismo e os da Segurança Pública são elaborados com o intuito de atrair turistas, dar boas condições aos visitantes para que eles sintam o desejo de retornar.
“Estamos vivendo um momento ímpar na história do turismo na Bahia com uma boa representatividade, boa repercussão e boa aceitação nos mercados nacional e internacional”, disse Emília. Segundo ela, “não basta apenas captar o turista, é preciso que o Estado ofereça condições para que a estadia seja a mais confortável e a mais agradável possível. Quando o governo faz o esforço para consolidar a Bahia como um grande atrativo turístico e seguro, isso reforça nosso trabalho, nossa promoção e a imagem que a Bahia tem nesses mercados”, assegura.
Polícia Militar reforça segurança para chegada de turistas.

Polícia Militar reforça segurança para chegada de turistas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]