Novo teste de tuberculose dá resultado em 100 minutos

Exame, que foi endossado pela Organização Mundial da Saúde, promete revolucionar diagnóstico e tratamento da doença.Exame, que foi endossado pela Organização Mundial da Saúde, promete revolucionar diagnóstico e tratamento da doença.
Exame, que foi endossado pela Organização Mundial da Saúde, promete revolucionar diagnóstico e tratamento da doença.

Exame, que foi endossado pela Organização Mundial da Saúde, promete revolucionar diagnóstico e tratamento da doença.

Exame, que foi endossado pela Organização Mundial da Saúde, nesta quarta-feira, promete revolucionar diagnóstico e tratamento da doença.

As Nações Unidas divulgaram seu apoio a um novo teste rápido de tuberculose que revela o resultado em cerca de 1 hora e 40 minutos.

O anúncio, feito em Londres e Genebra, sede da Organização Mundial da Saúde, OMS, é considerado por especialistas um grande avanço, uma vez que os testes atuais levam até três meses para dar o diagnóstico.

Tratamento Global

O diretor do Departmento da OMS, Pare a Tuberculose, Mario Raviglione, afirmou que o exame representa um marco no tratamento global da doença.

Ele lembrou que muitos países ainda dependem do teste de microscópio, um método criado há mais de 100 anos.

O novo exame, batizado de teste de amplificação de ácidos-nucleicos, ou NAT – na sigla em inglês -, usa tecnologia moderna de DNA que pode ser aproveitada fora de laboratórios convencionais. Especialistas dizem ainda que o exame é fácil de fazer e é seguro.

Formas Multiresistentes

O NAT foi endossado pela OMS após 18 meses de análises rigorosas sobre a eficiência do método no diagnóstico da tuberculose e nas formas multiresistentes da doença. Casos associados ao HIV são muito mais difíceis de identificar.

No ano passado, a tuberculose matou 1,7 milhão de pessoas. Cerca de 9,4 milhões foram contaminadas.

A OMS está divulgando uma série de recomendações aos países sobre como incorporar o teste em seus programas de saúde.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]