Mujica diz ter proposta para construção de porto de águas profundas

Hernandarias (Paraguai), 17 dez (EFE)- O presidente do Uruguai, José Mujica, anunciou nesta sexta-feira que recebeu uma proposta concreta para a construção de um porto de águas profundas em seu país, mas que só poderá dar detalhes em março.

“Há uma oferta que receberemos formalmente em março. Se for algo tão interessante como me descreveram, voltaremos a falar com os países amigos sobre o assunto”, disse Mujica em entrevista coletiva realizada na cidade paraguaia de Hernandarias, onde se reuniu com seus colegas do Paraguai, Fernando Lugo, e Bolívia, Evo Morales.

A reunião aconteceu após a Cúpula do Mercosul realizada em Foz do Iguaçu.

Mujica conversa há vários meses com os governantes de diferentes países, entre eles Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, sobre a construção de um porto de águas profundas no Uruguai que possa servir a todos os países da região.

O porto seria construído no departamento de Rocha e poderia operar com navios de grande porte.

“Trata-se de algo muito sério. Se o Uruguai conseguir, inevitavelmente, estará projetando uma nova capital para dentro de 50 anos”, acrescentou o governante ao se referir à possível criação de um novo polo econômico e demográfico no país.

O governante uruguaio disse que a possível construção do porto foi um dos assuntos que conversou com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião que tiveram na quinta-feira paralela à Cúpula do Mercosul, que terminou nesta sexta-feira.

*Com informações do Deutsche Welle

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]ebahia.com.br.

Be the first to comment on "Mujica diz ter proposta para construção de porto de águas profundas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*