
O encontro é preparatório para a 40ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados – Cúpula Ñandeva, que na língua indígena significa “Todos Nós”, que acontece logo em seguida, de 16 a 17 de dezembro de 2010. Será o maior encontro diplomático já realizado na região das Três Fronteiras e marca o último compromisso internacional do presidente Lula , que passa comando do grupo para presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
O evento terá parte de sua programação no Hotel Bourbon e outra na usina, nas instalações do Parque
A cúpula deve reunir delegações de pelo menos 35 países de todo o mundo, entre eles chefes de Estado de 12 países da América do Sul e 23 comitivas internacionais de chanceleres e ministros para a 40ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados – Cúpula Ñandeva, que acontece de 16 a 17 de dezembro.
As delegações enviadas por cerca de 35 países serão compostas por presidentes, ministros de Estado e chanceleres. Estão confirmadas as presenças dos presidentes dos países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai – e Venezuela, país em processo de adesão ao bloco. Os demais representantes da América do Sul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.
Também devem participar, como convidados, os ministros da Jordânia, Síria, Palestina – todos dos Ministérios de Indústria e Comércio, além de chanceleres e ministros da Austrália, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Malásia, Zimbábue, Nigéria, Argélia, Marrocos, Egito, México, Cuba, Índia, Irã, Paquistão e Sri Lanka.
Está previsto um forte esquema de segurança, com mais de 3 mil homens para cobrir os dois eventos, entre eles 1.250 soldados do Exército, 800 policiais militares, 300 agentes da Polícia Rodoviária Federal e outros 300 da Polícia Federal, além de caças da Aeronáutica e suporte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Durante a parte da programação, na Usina de Itaipu, a previsão é de que o pesidente Lula ofereça um churrasco aos 12 presidentes convidados, no dia 16, após a Reunião da Cúpula Social. O jantar será servido em tendas montadas em frente ao Painel do Barrageiro, obra de Potty Lazzaroto, no Mirante Central, e terá como fundo a Iluminação da Barragem.
O evento contará com a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que declarou à imprensa que as ações desenvolvidas pela empresa teriam sido classificada por Lula como o melhor laboratório de experiências públicas bem sucedidas do Brasil e, por isso, teriam sido decisivas para a escolha de Foz e de Itaipu como sede das reuniões do Mercosul.