Máximo negociador chinês com Taiwan chega à ilha

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Taipé, 20 dez (EFE).- O máximo negociador chinês com Taiwan, Chen Yunlin, chegou nesta segunda-feira à ilha para a sexta rodada de negociações entre Taipé e Pequim, na qual está prevista a assinatura de um acordo de cooperação médica.

Chen, chefe da Associação para as Relações através do Estreito de Taiwan (ARATS), realizará seu sexto encontro negociador com seu colega taiuanês, Chiang Pin-kung, presidente da Fundação Intercâmbios do Estreito (SEF), na terça-feira, e deve partir da ilha na quarta-feira.

A chegada do emissário chinês segue a importantes eleições locais em Taiwan, nas quais o opositor e independentista Partido Democrata Progressista (PDP) ganhou por pouca maioria em número de votos, mas o governante Partido Kuomintang (KMT) conseguiu três das cinco Prefeituras em disputa.

Esta rodada de negociações é a primeira depois da assinatura, no final de junho de 2010, do Acordo Marco de Cooperação Econômica entre Taiwan e China, uma espécie de acordo de livre-comércio, embora nele não tenha sido incluído um acordo de investimentos, que está encontrando mais obstáculos do que o previsto.

*Com informações do Deutsche Welle

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113517 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]