Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 15 de dezembro de 2010

Antônio José Larangeira.Antônio José Larangeira.

João Durval faz apelo

Os graves problemas da educação brasileira foram tratados da ultima sexta-feira (10/12/2010) em discurso do senador João Durval (PDT-BA), no plenário do Senado Federal, em Brasília. Segundo ele os números demonstram que esta “é a mais grave privação imposta à nossa sociedade”, conforme conclusão do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas. Citando as estatísticas dos recentes indicadores de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano divulgados pela ONU – Durval cobrou da presidente eleita Dilma Roussef o cumprimento da promessa de campanha de aumentar os investimentos em educação, baseado na bandeira histórica do PDT de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

No discurso, o senador baiano mostrou o crescimento do país no IDH pela melhoria econômica, mas destacou que o Brasil despencou na avaliação pelos seus números na área educacional: índices inaceitáveis de analfabetismo, alta evasão escolar – que deixa os nossos jovens com índices de escolaridade baixos em relação a outras nações – e avaliação ruim, mesmo de alunos que chegam a séries mais avançadas. Cobrou mais atenção do parlamento e decisão governamental para iniciar mudanças que permitam ao Brasil chegar mais rapidamente ao seu lugar nos números da ONU. E cobrou da presidente eleita que aumente o investimento na área. “Nós, do PDT, continuamos convictos de que é passada a hora de a Educação ganhar muito espaço nas discussões e principalmente nos investimentos. Precisamos avançar decididamente no sentido da universalização do ensino médio e do tempo integral nas escolas, velha bandeira do nosso Partido”, disse ele.

Semi-Árido  

A Universidade Estadual de Feira de Santana promove de hoje até sexta a VII Feira do Semi-Árido com o tema “Saberes e Fazeres do Semi-Árido Contemporâneo”. Ainda dentro da Feira acontecem o “Fórum Baiano sobre Desenvolvimento e Territorialidade no Semi-Árido”  e o “Seminário Coisas de Mulher do Campo”. A Feira conta com o apoio do SESC – Serviço Social do Comércio, Petrobrás, Banco do Nordeste e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Socialite

Solange Lins de Albuquerque, Kátia Berbert,Regina Zobiak,Misael Tavares e Roberto Serva Gomez organizam uma confraternização natalina dia 21 de dezembro, terça-feira, no badalado Cafélier, que fica no Santo Antônio Além do Carmo, e que tem uma vista linda da Baia de Todos os Santos.

Simone Bartilotti Chaves como faz todos os anos, recebe um grupo de amigas, para uma confraternização natalina, que será realizada amanhã, em almoço, em sua bonita casa de veraneio em Itapuã, Salvador.

Lamentável

O Centro Educacional “O Pequeno Príncipe” encerrou suas atividades letivas e finalizou a sua existência na vida educacional feirense. A unidade de ensino, que contribuiu na formação de diversos profissionais da cidade, funcionou durante 43 anos na Av. Senhor dos Passos. Os trabalhos na escola foram coordenados pelo professor Florentino Ribeiro e Aurora Ribeiro.

Confraternização

Logo mais às 20 horas, acontecerá jantar de confraternização da Academia Feirense de Letras, sob o comando do seu presidente  escritor Eduardo Kruschewsky. A festa marcará o mês natalino e o encerramento das atividades para este ano.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]