Itamaraty terá cotas para afrodescendentes em concurso para diplomatas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta terça-feira (28/12/2010), que o ministro Celso Amorim assinou portaria instituindo a reserva de vagas para candidatos afrodescendentes na primeira fase do concurso de admissão à carreira de Diplomata, organizado pelo Instituto Rio Branco. A portaria deve ser publicada nesta quarta-feira (19/12) no Diário Oficial da União e começará a valer a partir de 2011.

Segundo o Itamaraty, a medida está inserida no “âmbito das iniciativas voltadas à promoção da diversidade de seus quadros, e em consonância com os dispositivos do Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288, de 20 de julho de 2010)”. Os candidatos afrodescendentes precisam indicar a descendência fazendo apenas uma autodeclaração, entregue no momento da inscrição.

A iniciativa também soma-se ao Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco, iniciado em 2002, que concede bolsas de estudo a candidatos afrodescendentes, com o objetivo de auxiliar na sua preparação para o exame de admissão ao Instituto.

Até o momento, 198 candidatos afrodescendentes foram beneficiados pelas bolsas de estudo, dentre os quais 16 foram aprovados no concurso de admissão à carreira de diplomata.

O Instituto Rio Branco publicou do dia 2 de dezembro último as normas para o concurso de admissão da carreira de diplomata de 2011. De acordo com a portaria publicada na página 120 da Seção 1 do “Diário Oficial da União”, serão oferecidas 26 vagas para a classe inicial da carreira de diplomata. O concurso deve ser realizado no primeiro semestre de 2011. Não haverá aumento do número de vagas para os afrodescendentes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]