Hospital da Mulher realiza gigantomastia e mulheres se recuperam de cirurgias. Leia esta e outras notícias da PMFS

Os moradores do bairro Aviário serão contemplados com o programa de inclusão cultural "O Teatro Vai aos Bairros", promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa.

Os moradores do bairro Aviário serão contemplados com o programa de inclusão cultural “O Teatro Vai aos Bairros”, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa.

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, Hospital da Mulher, continua realizando três cirurgias de gigantomastia (mama gigante) mensalmente, para mulheres de baixo poder aquisitivo.  Muitas delas sofrem com problemas físicos e psicológicos, por causa do aumento excessivo das mamas.

Valci Oliveira e Oliveira, 43 anos, explica que está se recuperando da cirurgia realizada na quinta-feira (25 de novembro de 2010). “Era difícil até mesmo caminhar, sentia fortes dores nas costas e não podia usar sutiã. Apesar de ainda estar me recuperando, já sinto a diferença da cirurgia em minha vida”, afirma.
A jovem Mariane dos Santos Pinheiro, 25 anos, retirou três quilos de cada seio e está satisfeita com a recuperação. “O aumento dos meus seios começou aos 19 anos, não sei como expressar minha alegria. Para conseguir emprego era muito difícil, pois não podia fazer esforços”, conta.
De acordo com o diretor da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus, após a cirurgia acontece uma mudança significativa na vida das mulheres. “A auto-estima delas melhora e muitas retornam ao Hospital para agradecer os resultados positivos alcançados”, informa. A revisão pós-operatória será realizada na sexta-feira (03/12/2010), a partir das 8 horas, no Hospital da Mulher.
O serviço tem sido oferecido gratuitamente à comunidade em parceria com a Sociedade de Cirurgia Plástica e o Núcleo Odungê. A seleção das pacientes foi feita através de uma triagem realizada em julho deste ano, que contou com a participação de 300 mulheres.
Amigo do Trânsito em capacitação
 
Estagiários da SMTT recebem orientações antes de ir às ruas 
Os estagiários da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) que irão atuar em pontos estratégicos do trânsito de Feira de Santana, através do projeto Amigo do Trânsito, já estão participando do curso que visa capacitá-los, antes de serem iniciadas as atividades nas ruas. As aulas começaram na tarde de terça-feira (30 de novembro) e prosseguem até sábado (04/12).
Cerca de vinte estagiários integram o projeto. Na sala de aula da Escola Pública de Trânsito (Eptran), eles recebem orientações sobre noções de legislação, direito e gestos no trânsito. Após os ensinamentos teóricos, os estagiários irão participar de treinamento prático no trânsito simulado, que possivelmente ocorrerá no Parque de Exposição João Martins da Silva.
De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, pontos estratégicos localizados próximos as escolas e principais faixas de pedestres serão explorados pelos estagiários. “Pelo menos três vezes por semana, estes locais serão os postos de trabalho deles. A iniciativa vai facilitar o fluir do trânsito e a vida dos pedestres, que muitas vezes encontram dificuldades em atravessar as ruas, mesmo utilizando as faixas”, ressalta.
Segundo Frankles, os participantes do Amigo do Trânsito começam a atuar nas ruas dentro de 15 dias. “É importante que o trabalho seja iniciado de imediato, já que o fluxo de veículos e pedestres no centro da cidade aumenta com a chegada das comemorações de final de ano”, pontua.
Para a estagiária Amanda Araújo Batista, 19 anos, que atua no Servitran, o trabalho agora passa a ser mais interessante. “Nas ruas, nosso trabalho estará voltado à conscientização do condutor, que deve respeitar o pedestre e a faixa de trânsito. Será uma experiência nova, mas de grande importância”, avalia.
Espetáculo infantil em área pública
 
Teatro Vai aos Bairros inicia no Aviário 
Os moradores do bairro Aviário serão contemplados nesta quarta-feira (01/12) com o programa de inclusão cultural “O Teatro Vai aos Bairros”, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa.
Será apresentado no bairro o espetáculo infantil “O Encontro das Fadas em Salvar o Planeta”. O espetáculo será iniciado às 18 horas, em praça pública. Essa será a primeira apresentação dentro do projeto, que segue até o dia 21 deste mês.
Esta é a décima edição do “Teatro Vai aos Bairros”, que traz este ano na programação sete espetáculos infantis. Depois do bairro Aviário, será a vez da população do Conjunto Homero Figueiredo curtir aoresentação teatral.
Na sexta-feira (03/12), a peça “As Cores de Laurinha” será apresentada no conjunto, atendendo pela primeira vez essa localidade. Em seguida, “O Sapo Mágico” vai animar a garotada do George Américo, no domingo (05/12).
Ainda na programação a apresentação do espetáculo infantil “O Palhaço Peteca Brincando na Biblioteca”, no dia 13, na Rua Nova. E no dia 15, “O Teatro Vai aos Bairros” chega ao Viveiros, com apresentação de “A Floresta da Mariquita”.
As apresentações prosseguem no dia 17, no Papagaio, com apresentação da peça “Palhaçadas do Amor”. No dia 19, é a vez do bairro Asa Branca receber a apresentação do espetáculo “A Peleja de Maria Bonitinha”.
Alunos do Peti participam de desfile
 
Comemoração do Dia da Consciência Negra 
A quadra do Complexo Poliesportivo Oyama Pinto serviu de passarela para meninas e meninos envolvidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na tarde de terça-feira (30/11). Eles participaram do desfile promovido pelo Peti, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Oito meninas e sete meninos de quatro núcleos do Peti – Humildes, Jaíba, Santo Antônio dos Prazeres e Terra Dura – concorreram aos prêmios do desfile, que elegeu a mais bela garota e o mais belo garoto. O júri do desfile foi composto por convidados e professores que acompanham os alunos.
Para a participante Géssica dos Santos Oliveira, 13 anos, a realização da atividade vai permitir identificar quem tem perfil de modelo. “Toda garota sonha um dia se tornar uma modelo. Esse momento que tivemos foi na verdade uma oportunidade de percebermos se temos talento ou não”, destacou.
O concorrente Jeferson dos Santos Oliveira, 15 anos, considera que participar do desfile propicia a autoconfiança. “Para quem é tímido, o momento é ideal para vencer a timidez e confiar mais em si”, pontuou.
Segundo o coordenador do ComPeti, Antônio Carlos Rocha, “o principal objetivo foi promover uma atividade diferenciada que resgatasse a cidadania negra”. O grupo de capoeira Minha Arte, do Centro Lar Mariano, situado na comunidade de Fulô, em Humildes, se apresentou durante a atividade.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]