Guia de Trânsito Animal da Bahia é referência para outros estados

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Presidentes das federações de agricultura de vários estados do país e deputados ligados à agropecuária estiveram hoje (30/11/2010) na Fenagro 2010 para conhecer de perto o sistema pioneiro da Guia de Trânsito Animal (GTA) On Line. Liderados pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, a comitiva começou as atividades do dia com uma visita à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), onde foram recepcionados pelo Diretor Geral, Cássio Peixoto, e demais diretores da Agência.

Durante toda a manhã o grupo conheceu as instalações da Adab e as ações de defesa desenvolvidas pela Agência nos programas de sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária. “Ficamos satisfeitos com os resultados apresentados pela Bahia que decidiu pela modernização da pecuária. Sendo assim, os resultados de excelência precisam ser referenciados e usados por outros Estados para que o setor possa inserir, definitivamente, os requisitos de defesa sanitária nas políticas públicas com o objetivo de unificar o comércio e a produção pecuária no país”, disse o deputado recém eleito, Irajá Silvestre, ao receber informações sobre os planos de contingências de pragas nas lavouras, as atividades relacionadas ao controle de doenças e zoonozes e do projeto de Regionalização e Descentralização do Abate, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, que ampliou para 30 o número de matadouros frigoríficos tecnificados no Estado.

“Nosso objetivo é poder compartilhar ideias inovadoras e projetos eficientes para que outras unidades da federação caminhem juntas para a construção de um país melhor”, pontuou o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, lembrando que o projeto de Descentralização do Abate, a pedido do Ministério da Agricultura, já está disponível para servir de modelo em outros estados do Brasil.

No período da tarde a comitiva seguiu para a sede da Associação Baiana de Criadores (Abac), no Parque de Exposições, para acompanhar, in loco, o processo de emissão da GTA On Line, cujo projeto piloto prevê a implantação do sistema em 40 pontos do Estado, incluindo associações, sindicatos e entidades de classe.

“A Bahia está avançando na defesa agropecuária, modernizando seus sistemas e expandindo tecnologias”, enfatizou o presidente da Faeb, João Martins. A GTA On Line funcionará a partir de um terminal móvel, equipado com um dispositivo georeferenciado por GPS, que faz a leitura e gravação de dados do animal através de um brinco eletrônico. O sistema é gerenciado pela Hana Innosys, empresa que já atua em outros Estados do país com essa tecnologia. Com esse dispositivo será possível realizar a identificação, a pesagem, a vacinação, acompanhar o trânsito do animal e todo o seu histórico de vida, além de emitir a GTA On Line, oferecendo mais agilidade ao serviço de defesa sanitária em todo o território baiano.

“Esse sistema permite maior segurança e rapidez na identificação do rebanho, no controle da sanidade e na rastreabilidade do animal e, utilizado junto com o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), já utilizado pela Adab, vai tornar a defesa agropecuária no Estado ainda mais eficaz”, explicou o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.

Os brincos eletrônicos são reutilizáveis e possuem grande capacidade de armazenamento de informações, facilitando a gestão de dados pelo produtor e a emissão da GTA. “O novo sistema de tecnologia da informação vai creditar a pecuária baiana em seu aspecto de sanidade animal, comercialização e exportação de bovinos e é um bom exemplo de como a pecuária pode ser modernizada em todo o país”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Alves Filho.

“Acreditamos em projetos que beneficiem as pessoas. Essa é a marca do Governo que trabalha para melhorar a vida da população e do da agropecuária, oferecendo políticas públicas adequadas para que nosso povo possa viver com dignidade e o segmento possa se desenvolver de maneira sustentável, com qualidade e segurança”, finalizou Eduardo Salles.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]