Fundação Pedro Calmon lança edital para seleção de Agentes de Leitura

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), lançou na semana passada o edital para formação de agentes de leitura, que atuarão em Salvador e em mais 47 municípios baianos. Serão selecionados 572 jovens, na faixa etária entre 18 e 29 anos e com ensino médio completo, para atuar na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, “contação” de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.

As localidades de atuação dos agentes são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), definido pelo Ministério da Educação.
Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa-complementação de renda no valor mensal de R$ 350 durante um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais e escolares, além dos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.
As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório. As inscrições são gratuitas e encerram-se no dia 31 de janeiro de 2011.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]