Ex-alunos do Pequeno Príncipe promovem “aula da saudade” no domingo (26)

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Uma das mais tradicionais escolas de Feira de Santana, o Centro Educacional O Pequeno Príncipe, fundado há 43 anos pelo casal Florentino e Aurora Ribeiro, está fechando as portas neste final de ano. Comovidos com a notícia, ex-alunos promovem neste domingo (26 de dezembro), às 9h, uma “aula da saudade”. O reencontro será realizado no prédio da escola, à Av. Senhor dos Passos, 197, Centro. O objetivo do evento é homenagear a direção da instituição e seus antigos professores e funcionários, bem como relembrar momentos vividos no “PP”, como o colégio era carinhosamente chamado.
Os ex-alunos estão convocados a doarem um quilo de alimento, que será revertido para projetos sociais. Além disso, a sugestão é que os alunos levem fardas da escola, além de outros itens, como fotos, boletins e outros materiais que ajudem a recontar a história do PP, que ofereceu da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Desde quando a direção divulgou nota anunciando o fechamento da escola, no início de dezembro, as manifestações de carinho ao Pequeno Principe e sua equipe se multiplicaram na internet. Através de e-mails trocados entre ex-alunos, surgiu a ideia de ser promovido o reencontro.“Trata-se de um gesto de carinho para retribuir tudo aquilo que nos foi ensinado. O que importa para nós, na verdade, é quem esteve àfrente daquele que foi a nossa base de conhecimento, amizade, compromisso, honestidade, de exemplo, enfim”, justifica Bruno Braga, que estudou na escola na década de 90 e compõe a equipe que está organizando o evento.
Ex-alunas como Ana Paula Brandão, expressaram seu “obrigado à toda equipe do Pequeno Príncipe, especialmente à Aurora e Florentino, por fazerem parte de minha vida. Sua dedicação, o seu trabalho, o seu carinho, jamais serão esquecidos”. No fórum da página da escola no Orkut, a aluna Priscila, disse que sentirá “saudades, mesmo tendo apenas dois anos no colégio. vou ter que mudar na sexta serie, fazer o quê?”, escreveu a aluna.
 
COMPROMISSO – O PP foi fundado em 1967, inspirado no livro homônimo e personagem de Antoine de Saint-Exupéry. Nos anos 90, a escola adotou o método construtivista de ensino. Uma das marcas do Pequeno Prínicipe foi a alta qualidade do ensino, mesclada com um clima ao mesmo tempo familiar e altamente profissional. Presbiterianos, os donos da escola imprimiram um caráter não-confessional à instituição, mas sempre promoveram a família e os valores cristãos.

Outra marca da escola foi o seu patrimônio físico. Com um prédio de arquitetura antiga, um dos poucos remanescentes do estilo do início do século passado, o Centro Educacional O Pequeno Príncipe ampliou sua sede e adquiriu mais um predio, na mesma rua. Eventos como as “Olimpíadas do PP”, publicações de livros com textos e poesias de alunos, entre outras atividades, também deixaram lembranças na vida dos estudantes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108001 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]