Equipe de Hipismo da PM inicia disputa de campeonato de saltos

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Policiais militares dos esquadrões de Polícia Montada de seis estados iniciaram, nesta quarta-feira (01/12/2010), no Parque de Exposições de Salvador, a disputa da sexta edição do Campeonato Brasileiro de Salto da Polícia Militar do Brasil. O evento, organizado pela PM da Bahia e pela Associação Baiana de Equoterapia, prossegue até sexta-feira (03/12), durante a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) e encerra o calendário anual de competições de Salto.
 No primeiro dia de competições, foram disputadas as provas com obstáculos de 0,9 metro. Na quinta-feira (02/12) vão ser realizadas as provas de 1 metro, e sexta (03/12), as de 1,20 e 1,30 metro. “O objetivo do cavaleiro é pular os obstáculos sem derrubar as varas e mantendo o controle do cavalo. Vence quem cumprir o percurso no tempo estipulado com o menor número de faltas”, explica a juíza da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Mariza Cordeiro.
Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Jairo Cunha, o policial montado tem extrema importância no policiamento ostensivo, e a competição, além de promover a integração com policiais de outros estados, auxilia no aperfeiçoamento da técnica de polícia montada. “Este evento é incentivado pelo Comando Geral da PM justamente porque promove a troca de experiências e a busca das melhores práticas pelos nossos policiais”.
Aperfeiçoamento 
Entre os próximos desafios dos esquadrões de Polícia Montada de todo o Brasil está o policiamento durante a Copa de 2014. As cavalarias são consideradas essenciais nestes tipos de evento, e a disputa de competições de hipismo ajudam a melhorar a prática policial.
O instrutor de equitação e hipismo do Esquadrão de Polícia Montada da Bahia, tenente Vinícius Moreno, explica que a missão desses policiais é o policiamento, mas que o esporte ajuda o cavaleiro à medida em que ele usa bem as pernas. Isto o mantém preso à cela e a coluna na posição correta. “Na rua todo esse conhecimento é muito útil”, afirma.
O comandante do Esquadrão de Polícia Montada da Bahia, major Pedro Jorge Fonseca, destacou que o esporte aumenta o vínculo do conjunto cavalo-cavaleiro. “Há de se considerar o trato, a união com o animal, que também é sensível. Nesse aspecto o esporte promove uma melhora do policiamento ostensivo preventivo, que é a nossa missão principal”.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108313 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]