Encontro de Gestores Públicos debate melhores práticas do turismo

O 2° Encontro de Gestores Públicos de Turismo da Bahia, realizado, nesta sexta-feira (03/12/2010), no Centro de Convenções da Bahia, pela Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa, reuniu representantes de 40 municípios das 13 zonas turísticas baianas para debater sobre as melhores práticas de turismo desenvolvidas e implantadas nos destinos indutores, por intermédio do Programa de Regionalização Bahia.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destacou a importância de promover o diálogo entre os gestores municipais e o governo. “Precisamos que cada município apresente seu levantamento com as suas limitações e potencialidades, para que, então, o governo possa apoiar os projetos que levem o desenvolvimento sustentável para a região”.
O secretário estadual do Planejamento, Antonio Valença, iniciou o ciclo de palestras e apresentou os eixos de ação do governo. Como prioridades para o período citou a criação de uma nova infraestrutura logística na Bahia e lembrou a importância do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) para as atividades econômicas locais. “O ZEE e os Planos Mestres para o Litoral Norte, Recôncavo, Litoral Sul, Semiárido e Cerrado estão aliados aos planejamentos estratégicos de Meio Ambiente e de Turismo. Essa é uma tentativa do Estado de disciplinar o uso do território de uma forma segura e fundamentada para o empreendedor e segura para o meio ambiente”, enfatizou Valença.
A professora Carmélia Anna Amaral Souza, representante do Ministério do Turismo, que abordou o tema a ‘Inventariação da Oferta Turística’ disse ser fundamental inventariar um lugar para identificar sua potencialidade turística e formar um banco de dados com todas as informações do local”.
Uma mesa redonda foi realizada para discutir as melhores práticas nos destinos indutores, conduzida pelo diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. Para fechar a programação do encontro, alguns casos de sucesso foram apresentados.
Estavam presentes no evento, a representante do Banco do Nordeste, Soraia Sena, o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, a presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo, Cristina Baumgarten, e o representante do Sebrae, José Élio Souza.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Encontro de Gestores Públicos debate melhores práticas do turismo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*