Em seu último pronunciamento, Lula faz balanço dos oito anos de governo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez seu último pronunciamento à nação como ocupante do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (23/12/2010). Com um discurso de sete páginas, ele apresentou balanço de seus oito anos de governo.

Lula destacou que, ao longo de seus dois mandatos, foram criados 15 milhões de empregos, o salário mínimo teve ganho real de 67%, a oferta de crédito alcançou 48% do Produto Interno Bruto (PIB) e as reservas internacionais somam quase US$ 300 bilhões, dez vezes mais do que quando assumiu o governo.

Durante o governo de Lula, os investimentos na agricultura cresceram oito vezes e, com isso, cerca de 600 mil famílias foram assentadas. Também foi salientada a importância de programas como o Minha Casa, Minha Vida, que construiu 1 milhão de moradias, e o Luz Para Todos, que levou energia elétrica a mais de 2 milhões de pessoas e 600 mil pequenas propriedades.

Segundo o presidente, os investimentos em educação foram triplicados e 214 escolas técnicas federais foram inauguradas. Além disso, 14 universidades e 126 campi universitários foram implantados no País. O presidente também enfatizou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que beneficiou 750 mil jovens de baixa renda.

Lula afirmou, ainda, que durante o seu governo houve  “a maior ascensão social de todos os tempos”. De acordo com ele, 28 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza e 36 milhões entraram na classe média. O presidente também ressaltou a quitação da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e afirmou que agora é o Brasil quem empresta dinheiro à organização internacional.

Com uma marca histórica, o presidente encerra seus oito anos de governo com 80% de aprovação (87% pessoal) e no próximo dia 1º de janeiro, ele transmitirá o cargo à presidenta eleita Dilma Rousseff. “A minha maior felicidade é saber que vamos ampliar todas estas conquistas. Minha fé se alicerça em três fundamentos: as riquezas do Brasil, a força do seu povo e a competência da presidenta Dilma. Ela conhece, como ninguém, o que foi feito e como fazer mais e melhor”.

Pronunciamento do presidente Lula (23/12)

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]