Economia Solidária do país promove eventos simultâneos em Salvador

Três eventos simultâneos da área de Economia Solidária movimentam Salvador desta quarta-feira (08/12/2010) até domingo (12/12), durante a 2ª Mostra Nacional de Economia Solidária. O evento será realizado na Praça Wilson Lins (área do antigo Clube Português, na Pituba), na capital baiana, e contará com a participação de empreendimentos do setor de todo o país.

A Mostra acontece paralelamente à 6ª Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar e ao 1° Seminário Regional Nordeste de Comercialização Solidária e pretende contribuir para a visibilidade e fortalecimento do segmento em todo o Brasil. Atividades culturais variadas, com shows de música, dança, teatro e capoeira animarão a programação, com apresentações diárias sempre a partir das 17h.

A proposta é, respeitando as diversidades regionais, estabelecer uma identidade nacional comum entre os diversos atores envolvidos. Além da comercialização, as exposições abrem espaço para atividades educativas e participativas, estimulando a integração desses atores.

Expositores de todo o Brasil

Também é objetivo da 2ª Mostra Nacional de Economia Solidária a perspectiva de avanço na construção de metodologias de autogestão para as feiras de economia solidária e a realização de seminários e debates sobre temas que contribuam para fortalecer o segmento no Brasil.

Mais de 400 expositores de todo o Brasil – empreendimentos com base no princípio de produção e comercialização da economia solidária – vão apresentar para comercialização os mais variados produtos e serviços, desde artesanato a pontos de cultura, além de alimentos, fitoterápicos, bijouterias, confecção e linhas de crédito, entre outros.

A Bahia estará presente com 130 empreendimentos. Durante o dia, serão realizadas atividades formativas, como oficinas, debates e conferências. A partir das 16 horas, começa a feira de comercialização dos produtos e as apresentações culturais.

Para o governo da Bahia, particularmente, a realização desses eventos é o reconhecimento público e em âmbito nacional do trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início de 2007, com a criação da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).

Pela consistência das ações e investimentos destinados a este segmento e pela realização tradicional das feiras baianas, é que a Bahia foi convidada a participar como anfitriã deste momento da Economia Solidária brasileira.

A 2ª Mostra Nacional de Economia Solidária, a 6ª Feira Baiana e o 1º Seminário Regional são uma realização do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), do Fórum Baiano de Economia Solidária, da Prefeitura de Salvador, da Fundação Banco do Brasil e do Sebrae.

Programação Cultural

Quarta-feira (08/12)
18h – Grupo Zambiapunga

Quinta-feira (09/12)
17h –Banda de Percussão Amigos do Planeta
18h – Adoro ser Criança (a confirmar)
19h – Victor Hugo – Hip Hop

Sexta-feira (10/12)
17h – Balé de Oyá – Dança Afro
18h – Coral da Conder (a confirmar)
19h – Grupo Mandiba – Pop e Reggae

Sábado (11/12)
17h – Apresentação de Capoeira Grupo Engenho
18h – Cultural arte Jovens (a confirmar)
19h – Samba Viola do Oito de São Gonçalo

Domingo (12/12)
17h – Holly Bible
19h – DJ Zimba Selector

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]