Dupla de repentistas baianos vence 36º Festival de Violeiros do Nordeste. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Evento atraiu muitas pessoas no MAP

A dupla baiana formada pelos repentistas Antônio Queiroz e Leandro Tranquitino foi a grande vencedora do 36º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado no Mercado de Arte Popular (MP), na noite de sábado (04/12/2010).

 Com numerosa platéia, o Festival de Violeiros animou a noite, com a participação de 10 poetas de diferentes estados do Nordeste.

 Além dos vencedores, mostraram os seus talentos as duplas Vem-Vem do Nordeste, de Sergipe; e Gilberto Alves  de Alagoas; Paraíba da Viola de Salvador (BA) e Rafael Neto de Paulo Afonso (BA); e Nadinho e Antônio Maracujá de Riachão do Jacuipe (BA). Todos receberam troféu de participação.

 O repentista Caboquinho, responsável pela organização do Festival com João Ramos, destacou o sucesso do evento. “A noite foi ótima. O evento contou com grande presença de publico”,

Servidores terão notebook financiado

Convênio assinado nesta tarde, no Parque do Saber

Os servidores públicos municipais de Feira de Santana terão acesso a notebook, além de software e acessórios diversos, através de crédito consignado. A iniciativa faz parte do programa Servidor Conectado, promovido através de convênio entre a Prefeitura, a Microsoft e o Banco do Brasil e será assinado nesta segunda-feira (06/12), às 17hs, no foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

 O convênio é a concretização do protocolo de intenções firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Banco do Brasil para acesso ao projeto de incentivo à tecnologia promovido pela Microsoft. Com o convênio, os servidores poderão adquirir os equipamentos com descontos entre 35% a 38%, além de prazo variado.

Durante a assinatura do convênio para implantação do projeto vão estar presentes o diretor de Operações para Governo da Microsoft, Alexandre Okumura, e dirigentes do Banco do Brasil, além do prefeito Tarcízio Pimenta.

O diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, César Orrico, explica que o convênio também será acessível não somente para funcionários do quadro efetivo como também ocupantes de cargos temporários, a exemplo de nomeados e terceirizados.

Nova linha de ônibus para o Feira VI

Transporte coletivo passa por ruas internas do conjunto

O Governo Municipal implantou uma nova linha de transporte coletivo urbano no Conjunto Feira VI, para atender a uma reivindicação dos moradores e a demanda de passageiros.

A partir das 6 horas desta segunda-feira (06/12) a cada 30 minutos um ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana passa por ruas internas da localidade, a exemplo da rua A e rua O, em sentido ao bairro Sobradinho e Terminal Central.

Atualmente, as linhas Uefs/direta e Uefs/Sobradinho já atendem aos moradores do Feira VI, mas com passagem apenas pela via principal. “Paralelo à implantação da nova linha  faremos um trabalho para regularizar o transporte do conjunto”, destacou o prefeito Tarcízio

A necessidade de regularização do transporte é reforçada pelo gerente da empresa Princesinha. Aluízio Abadde afirma que a dificuldade de colocar uma nova linha para atender o conjunto até então estava relacionada a incidência da clandestinidade.

De acordo com o secretário de Transportes e trânsito, Flailton Frankles, a maior queixa dos moradores diz respeito aos riscos em atravessar as duas pistas da avenida Transnordestina para retornar ao conjunto. “Com essa iniciativa vamos diminuir os acidentes”, frisa.

A moradora Neide Carvalho comemora. “Além da redução de acidentes, as pessoas que moram em ruas mais afastadas da avenida Transnordestina não terão a necessidade de se deslocar”, destacou.

Natal na Praça com 42 atrações

Abertura do projeto nesta segunda-feira

O projeto cultural Natal na Praça chega à sua 10ª edição trazendo 42 atrações para animar o Centro da cidade, com shows musicais bem ao clima dos festejos de final de ano. A programação, distribuída no período de 6 a 20 de dezembro, começa a partir das 18 horas, no Espaço Cultural Marcus Moraes, no canteiro central da avenida Getúlio Vargas.

A programação será aberta às 15 horas do dia 6, com a apresentação do Coral de 100 Vozes, formado por crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Já no período da noite, a partir das 18hs, a apresentação do Coral do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e, em seguida, será a vez da animação de Júlio Figueiredo – voz e violão.

A programação prossegue no dia 7, com apresentação de Coral, seguido da banda Camaleon Jaz. No dia seguinte, a apresentação do Coral da Univesidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), seguido por Fernando Oliveira – voz e teclado e apresentação de MPB na voz de Patê Lima.

No dia 9, apresentação de Coral, seguido do Grupo de Câmara do Cuca e, depois, Djalma Ferreira e banda. No dia 10, as apresentações de Coral, clarinete (Silvério Duque) e tributo a Noel Rosa, por Zélia Zaim. E no dia 11, abertura com coral entoando músicas natalinas, Concerto de Flauta (Daniel) e ainda as Meninas de Feira.

No dia 12 as apresentações de Coral e de Zelitágua – voz e violão. Já no dia 13, a programação será aberta por Coral, seguido pelo espetáculo teatral infantil “As cores de Laurinha” e show com Anima Trio. No dia 14, Anima Trio abre a programação, seguido por Dadi e violão e também Dilma Ferreira – voz e violão.

A programação do dia 15 será aberta por Coral, seguido por Concerto de Violino (com Carol) e Leno Peixoto e banda. No dia 16 se apresentam Coral, Ednalva Santana – voz e violão e Paulo Costa e banda.

No dia 17, a abertura do Natal na Praça com Coral, seguido por música gospel com Ministério de Adoração. No dia seguinte, Coral, Cecília Castelli e banda. Já no dia 20, o encerramento da programação será marcado pela apresentação do espetáculo “A estrela do Menino Rei”, seguido por Guimo Jummo e, depois, Talita Costa.

O projeto é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, através do Departamento de Atividades Culturais.

Secretário de saúde reúne coordenações

Conhecer setores e melhorar serviços

O novo secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, despachou com algumas coordenações de setores do órgão na manhã deste domingo (05/12). Os despachos, que foram realizados na companhia da diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas.

Conforme o secretário, a ação vai permitiu conhecer melhor cada setor. “Nesta reunião, pude ter acesso aos relatórios de cada setor e tomei conhecimento de como está cada um deles. Deste modo, poderei prestar um melhor serviço à população”, declara Barbosa.

Neste domingo, os setores e as respectivas coordenações que foram reunindos com o secretário: Diretoria de Atenção a Saúde (DAS), Ricardo Souza; Atenção Básica, Ana Verena; Divisão de Alta e Média Complexidade (Damac), Mabel Ferreira; Divisão de Manutenção, Elizama Mendes; Divisão Odontológica, Cristina Rosa.

E também a Divisão de Transporte, Ademir Moreira; Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela; Colegiado de Gestão da Microrregião (CGMR), Elisabete Moreira; Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), Kérssia Carneiro; e Programa de Saúde Mental, Rosana Falcão.

O secretário informa também que despachos aos finais de semana serão rotina em sua administração. “Irei realizar ações como a de domingo rotineiramente aos finais de semana”. As demais coordenações irão se reunir com o secretário em breve.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108634 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]