Dupla de repentistas baianos vence 36º Festival de Violeiros do Nordeste de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Evento atraiu muitas pessoas no MAP

A dupla baiana formada pelos repentistas Antônio Queiroz e Leandro Tranquitino foi a grande vencedora do 36º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado no Mercado de Arte Popular (MP), na noite de sábado (04/12/2010).

 Com numerosa platéia, o Festival de Violeiros animou a noite, com a participação de 10 poetas de diferentes estados do Nordeste.

 Além dos vencedores, mostraram os seus talentos as duplas Vem-Vem do Nordeste, de Sergipe; e Gilberto Alves  de Alagoas; Paraíba da Viola de Salvador (BA) e Rafael Neto de Paulo Afonso (BA); e Nadinho e Antônio Maracujá de Riachão do Jacuipe (BA). Todos receberam troféu de participação.

 O repentista Caboquinho, responsável pela organização do Festival com João Ramos, destacou o sucesso do evento. “A noite foi ótima. O evento contou com grande presença de publico”,

Servidores terão notebook financiado

Convênio assinado nesta tarde, no Parque do Saber

Os servidores públicos municipais de Feira de Santana terão acesso a notebook, além de software e acessórios diversos, através de crédito consignado. A iniciativa faz parte do programa Servidor Conectado, promovido através de convênio entre a Prefeitura, a Microsoft e o Banco do Brasil e será assinado nesta segunda-feira (06/12), às 17hs, no foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

 O convênio é a concretização do protocolo de intenções firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Banco do Brasil para acesso ao projeto de incentivo à tecnologia promovido pela Microsoft. Com o convênio, os servidores poderão adquirir os equipamentos com descontos entre 35% a 38%, além de prazo variado.

Durante a assinatura do convênio para implantação do projeto vão estar presentes o diretor de Operações para Governo da Microsoft, Alexandre Okumura, e dirigentes do Banco do Brasil, além do prefeito Tarcízio Pimenta.

O diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, César Orrico, explica que o convênio também será acessível não somente para funcionários do quadro efetivo como também ocupantes de cargos temporários, a exemplo de nomeados e terceirizados.

Nova linha de ônibus para o Feira VI

Transporte coletivo passa por ruas internas do conjunto

O Governo Municipal implantou uma nova linha de transporte coletivo urbano no Conjunto Feira VI, para atender a uma reivindicação dos moradores e a demanda de passageiros.

A partir das 6 horas desta segunda-feira (06/12) a cada 30 minutos um ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana passa por ruas internas da localidade, a exemplo da rua A e rua O, em sentido ao bairro Sobradinho e Terminal Central.

Atualmente, as linhas Uefs/direta e Uefs/Sobradinho já atendem aos moradores do Feira VI, mas com passagem apenas pela via principal. “Paralelo à implantação da nova linha  faremos um trabalho para regularizar o transporte do conjunto”, destacou o prefeito Tarcízio

A necessidade de regularização do transporte é reforçada pelo gerente da empresa Princesinha. Aluízio Abadde afirma que a dificuldade de colocar uma nova linha para atender o conjunto até então estava relacionada a incidência da clandestinidade.

De acordo com o secretário de Transportes e trânsito, Flailton Frankles, a maior queixa dos moradores diz respeito aos riscos em atravessar as duas pistas da avenida Transnordestina para retornar ao conjunto. “Com essa iniciativa vamos diminuir os acidentes”, frisa.

A moradora Neide Carvalho comemora. “Além da redução de acidentes, as pessoas que moram em ruas mais afastadas da avenida Transnordestina não terão a necessidade de se deslocar”, destacou.

Natal na Praça com 42 atrações

Abertura do projeto nesta segunda-feira

O projeto cultural Natal na Praça chega à sua 10ª edição trazendo 42 atrações para animar o Centro da cidade, com shows musicais bem ao clima dos festejos de final de ano. A programação, distribuída no período de 6 a 20 de dezembro, começa a partir das 18 horas, no Espaço Cultural Marcus Moraes, no canteiro central da avenida Getúlio Vargas.

A programação será aberta às 15 horas do dia 6, com a apresentação do Coral de 100 Vozes, formado por crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Já no período da noite, a partir das 18hs, a apresentação do Coral do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e, em seguida, será a vez da animação de Júlio Figueiredo – voz e violão.

A programação prossegue no dia 7, com apresentação de Coral, seguido da banda Camaleon Jaz. No dia seguinte, a apresentação do Coral da Univesidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), seguido por Fernando Oliveira – voz e teclado e apresentação de MPB na voz de Patê Lima.

No dia 9, apresentação de Coral, seguido do Grupo de Câmara do Cuca e, depois, Djalma Ferreira e banda. No dia 10, as apresentações de Coral, clarinete (Silvério Duque) e tributo a Noel Rosa, por Zélia Zaim. E no dia 11, abertura com coral entoando músicas natalinas, Concerto de Flauta (Daniel) e ainda as Meninas de Feira.

No dia 12 as apresentações de Coral e de Zelitágua – voz e violão. Já no dia 13, a programação será aberta por Coral, seguido pelo espetáculo teatral infantil “As cores de Laurinha” e show com Anima Trio. No dia 14, Anima Trio abre a programação, seguido por Dadi e violão e também Dilma Ferreira – voz e violão.

A programação do dia 15 será aberta por Coral, seguido por Concerto de Violino (com Carol) e Leno Peixoto e banda. No dia 16 se apresentam Coral, Ednalva Santana – voz e violão e Paulo Costa e banda.

No dia 17, a abertura do Natal na Praça com Coral, seguido por música gospel com Ministério de Adoração. No dia seguinte, Coral, Cecília Castelli e banda. Já no dia 20, o encerramento da programação será marcado pela apresentação do espetáculo “A estrela do Menino Rei”, seguido por Guimo Jummo e, depois, Talita Costa.

O projeto é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, através do Departamento de Atividades Culturais.

Secretário de saúde reúne coordenações

Conhecer setores e melhorar serviços

O novo secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, despachou com algumas coordenações de setores do órgão na manhã deste domingo (05/12). Os despachos, que foram realizados na companhia da diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas.

Conforme o secretário, a ação vai permitiu conhecer melhor cada setor. “Nesta reunião, pude ter acesso aos relatórios de cada setor e tomei conhecimento de como está cada um deles. Deste modo, poderei prestar um melhor serviço à população”, declara Barbosa.

Neste domingo, os setores e as respectivas coordenações que foram reunindos com o secretário: Diretoria de Atenção a Saúde (DAS), Ricardo Souza; Atenção Básica, Ana Verena; Divisão de Alta e Média Complexidade (Damac), Mabel Ferreira; Divisão de Manutenção, Elizama Mendes; Divisão Odontológica, Cristina Rosa.

E também a Divisão de Transporte, Ademir Moreira; Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela; Colegiado de Gestão da Microrregião (CGMR), Elisabete Moreira; Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), Kérssia Carneiro; e Programa de Saúde Mental, Rosana Falcão.

O secretário informa também que despachos aos finais de semana serão rotina em sua administração. “Irei realizar ações como a de domingo rotineiramente aos finais de semana”. As demais coordenações irão se reunir com o secretário em breve.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114893 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.