Desenvolvimento econômico do Brasil é tema de evento em Nova Iorque

Estátua da Liberdade, New York, USA.
Estátua da Liberdade, New York, USA.
Estátua da Liberdade, New York, USA.
Estátua da Liberdade, New York, USA.

Filmes e painéis ilustraram “Brasil em um Contexto Global”. 

Uma conferência apresentada na Escola Gallatin de Estudo Individualizado, da Universidade de Nova York (NYU), na semana passada, falou sobre o Brasil como oitava potência econômica mundial. “Brasil em um Contexto Global” foi organizado pelo Conselho Estudantil de Gallatin.

Segundo o jornal Washington Square News, o evento aconteceu de 1° a 3 de dezembro de 2010. A rica tradição estética, a política e o empreendedorismo do Brasil foram expostos através de filmes, discussões e painéis.

Para descontrair, Thomaz Marcondes, suplente do conselho estudantil, disse que tudo nasceu com a caipirinha. “A idéia era criar uma conferência multifacetada onde coubessem estudantes de diversas disciplinas”, disse ele.

De acordo com o suplente, era muito mais importante falar do atual desenvolvimento econômico do Brasil do que se basear em meras estatísticas. Segundo o professor Alejandro Velasco, o país consegue representar um continente inteiro. “O Brasil abriga todos os outros países latino americanos que aspiram [atingir] o mesmo nível de progresso”, afirmou Velasco.

Legado do Brasil para o mundo
Rick Stern, vice-presidente do Conselho Estudantil, exibiu o documentário “Lixo Extraordinário”, onde o artista plástico Vick Muniz mostra a trajetória do lixo que é jogado no Jardim Gramacho, aterro sanitário localizado em Duque de Caxias (RJ), considerado o maior da América Latina.

O legado do presidente Lula e as esperanças depositadas em Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil, foram discutidos por Alexandre Fortes, presidente do programa de graduação em história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Os painelistas foram unânimes em reconhecer o trabalho de Lula, durante os oito anos de presidência, quando o salário mínimo teve um aumento significativo e a repressão por parte do governo desapareceu.

Palavras inspiradoras de Eugenio Vargas Garcia, representante do Brasil na Missão da ONU, encerraram o evento. “Estamos prontos para enfrentar os desafios de amanhã. Temos vontade política e os recursos necessários”, disse ele.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108267 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]