Deputado federal Aleluia critica baixo investimento em educação do governo Wagner

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“O governador Jaques Wagner faz a maior propaganda para comemorar os suspeitos resultados do Topa, que teria alfabetizado um milhão de baianos e agora se fala em 751 mil, quando o IBGE constatou que apenas 86 mil baianos foram alfabetizados no período de 2007 a 2009. Essa farra publicitária feita em cima do Topa não seria uma tentativa de abafar o baixíssimo investimento do atual governo em educação na Bahia?”, questiona o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA).

Aleluia denuncia que, de acordo com o Movimento Todos Pela Educação, a Bahia é o estado com o menor investimento por aluno no Brasil. “O levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação indica que o governo baiano gasta cerca de R$ 1,8 mil anuais por aluno, valor bastante inferior a estados bem menores e pobres, a exemplo de Roraima, que investe R$ 4,8 mil anuais por aluno”.

Aleluia não entende a lógica do atual governo, que se diz pautado pelo social, mas não prioriza a educação. “O analfabetismo ainda é uma chaga em nosso estado e precisamos eliminá-lo, mas não podemos descuidar da qualidade da educação. Senão, teremos uma população de analfabetos funcionais”.

O parlamentar democrata lembra que recentemente denunciou outro exemplo de descaso do atual governo com a educação. “Reclamei da não adoção do Plano Estadual de Educação pelo governo Wagner, apesar de sua obrigatoriedade, e nenhum representante governamental deu uma satisfação à sociedadesobre o assunto até agora. É lamentável como o governo Jaques Wagner trata a educação na terra do genial educador Anísio Teixeira”, comenta Aleluia. “Logo eles que, quando estavam na oposição, sempre diziam que a educação liberta o homem”, acrescenta.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]