Conselho de Segurança quer fim da violência no Haiti

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Declaração do órgão, emitida nesta sexta-feira, pede a todos os lados moderação após protestos contra o resultado do segundo turno das eleições.

Os países-membros do Conselho de Segurança pediram ao Haiti que acabe com a violência surgida após a divulgação do resultado das eleições de 28 de novembro no país.

O subsecretário-geral de Operações de Paz, Alan LeRoy, e os 15 membros do Conselho afirmaram que estão preocupados com alegações de fraudes durante o pleito.

Diferença de Votos

Segundo a mídia local, milhares de manifestantes saíram às ruas da capital Porto Príncipe para protestar contra o resultado que levou para o segundo turno a ex-primeira-dama, Mirlande Manigat, da oposição, e o candidato governista, Jude Celestin.

Em terceiro, ficou o músico Michel Martelly, com menos de 1% de diferença de votos para Celestin, o segundo da lista.

Na quarta-feira, manifestantes atearam fogo ao quartel-general do candidato governista alegando que ele havia sido favorecido.

Celestin foi escolhido para participar da corrida pelo presidente atual René Préval.

O Conselho de Segurança também mencionou a crise do cólera que já matou mais de 2,1 mil pessoas e deixou 44 mil hospitalizadas.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]