Confiança do empresariado baiano expande 5,3% em outubro

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) apresentou um crescimento de 5,3% em outubro. Enquanto em setembro mediu 217,2 pontos, em outubro passou para 228,7 pontos, indicando estado de ânimo de Otimismo Moderado, de acordo informação apurada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria Estadual do Planejamento do Estado (Seplan).

Composto por três setores – o Agropecuário, a Indústria e os Serviços e comércio -, o índice revela que os agentes econômicos pesquisados estão levemente mais confiantes no crescimento do estado. A expansão do Iceb deve-se ao setor de Serviços e comércio (287 pontos), que apresentou uma expansão de 19,4%. Mas os segmentos de Agropecuária (145,8 pontos) e da Indústria (138,9) apresentaram expectativas de quedas: -41,7% e -15,5%, respectivamente.
De um modo geral, os agentes econômicos da Bahia estão moderadamente confiantes. Pode-se perceber que, em outubro, os setores de Agropecuária e Indústria ficaram na zona de Otimismo Moderado e o setor Serviços e comércio na de Otimismo.
O Iceb é dividido em duas partes – Variáveis Econômicas e Desempenho das Empresas. Nas Variáveis Econômicas, a pesquisa procura conhecer o ânimo dos agentes econômicos quanto ao PIB, câmbio, inflação e juros. Enquanto no Desempenho das Empresas, a pesquisa de confiança busca conhecer as expectativas do empresariado quanto às vendas, situação financeira, emprego, capacidade produtiva e abertura de unidades.
No mês de outubro, as Variáveis Econômicas superam o Desempenho das Empresas, 365,5 pontos versos 160,3, respectivamente. Apenas o setor Indústria retraiu 23,7%, porém se manteve na zona de Otimismo. Em relação ao Desempenho das Empresas, apenas o setor Agropecuário retraiu, saindo da zona de Otimismo para a zona de Otimismo Moderado.
Variáveis Econômicas 
Quanto à estabilidade dos preços, os setores em geral estão Otimistas, apresentando 421,4 pontos. O destaque é o setor Serviços e comércio (600 pontos), com situação de Grande Otimismo, seguido pelo Agropecuário (250 pontos), com zona de Otimismo e o setor Indústria (125,0 pontos), Otimismo Moderado. “Pode-se perceber, a partir desses resultados, que o processo eleitoral não afetou as expectativas empresariais quanto à estabilidade dos preços”, afirmou o coordenador de Estatística da SEI, Armando Castro.
Os setores estão desanimados em relação aos juros (-30,1 pontos). No mês de outubro, a variável situou-se na faixa de Pessimismo Moderado. Os setores de Agropecuária e Indústria ainda apresentam algum grau de confiança, atingindo a marca de zero ponto, zona de Otimismo Moderado.
Quanto ao Desempenho do PIB estadual e nacional, todos os setores estão com boas expectativas, com indicador na zona de Grande Otimismo. Avaliando os setores de forma individualizada, apenas o setor Indústria não se encontra na mesma escala do indicador global, se posicionando na zona de Otimismo (458,3 pontos).
Desempenho das empresas
Sobre a variável Vendas (282,7 pontos), os agentes econômicos apresentaram-se na zona de Otimismo. Apenas o setor Agropecuário encontra-se na zona de Pessimismo Moderado, que se deve a manutenção do câmbio valorizado. A Saúde financeira das empresas (259,8 pontos) foi um item bem classificado, apresentando-se na zona de Otimismo, com todos os setores apostando num equilíbrio financeiro para os próximos doze meses.
Em relação às expectativas de Contratação de mão de obra (237,2 pontos), os segmentos apresentam-se no patamar de Otimismo Moderado. Para os próximos 12 meses, 44% dos entrevistados pretendem contratar mais trabalhadores, enquanto 48% devem manter o quadro atual e apenas 8% esperam enxugar o quadro de trabalhadores. A variável Abertura de unidades (220,3 pontos) apresenta-se na faixa de Otimismo Moderado.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]