Concurso da defensoria Pública da Bahia supera expectativa de inscrição

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com exatos 4.762 candidatos inscritos, o concurso para preenchimento de 50 vagas de defensor público da Defensoria Pública do Estado da Bahia superou as expectativas. O certame oferece vagas para classe inicial, além de cadastro de reserva. As inscrições foram encerradas no dia 28 de outubro e salário inicial para o cargo é de R$ 12.803,31. As provas objetivas estão previstas para o dia 5 de dezembro.

A defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, afirma que essa é uma boa oportunidade para quem quer ingressar no serviço público, garantindo um atendimento de qualidade ao cidadão que procura pelos serviços da Defensoria.
Com uma concorrência de 95.4 candidatos por vaga, a realização do concurso marca um período de crescimento e consolidação da instituição, que, nos últimos anos, garantiu acesso à Justiça a cerca de 600 mil pessoas que não poderiam arcar com os custos de uma demanda judicial. Somente na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano, em Salvador, onde é feito o primeiro atendimento ao cidadão, foram aproximadamente 22 mil atendimentos só no primeiro semestre.
Crescimento 
Nos últimos quatro anos, o quadro de defensores cresceu cerca de 70%. Entretanto, hoje ainda são 200 defensores atuando em 33 comarcas no estado, número que corresponde apenas a 34,1% do total previsto na Lei Orgânica da Defensoria Pública, que prevê um quadro de 583 defensores.
Com este concurso, as oportunidades serão distribuídas no interior do estado, além da capital baiana, onde a Defensoria se prepara para inaugurar sua Unidade Integrada de Atendimento, localizada no Instituto do Cacau. A nova sede reunirá, no mesmo espaço, todos os núcleos de atendimento especializado da Defensoria, com uma média de 1300 atendimentos/dia.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]