Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de dezembro de 2010

Sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) em Feira de Santana.
Sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) em Feira de Santana.
Sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) em Feira de Santana.
Sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) em Feira de Santana.

CIS, ano 40

Com a presença do Secretário da Industria Comercio e Mineração do Estado James Correia, do seu diretor geral Jose Mercês de Oliveira Neto e autoridades, foi comemorado em solenidade realizada na Mansão 888, quarta feira (15/12/2010) os quarenta anos de fundação do Centro Industrial do Subaé (CIS). Na oportunidade, uma placa comemorativa à data foi apresentada aos presentes após ser descerrada a bandeira do órgão pelo secretário, o diretor e o presidente do Centro das Industrias André Regis. Seguiu-se um concorrido coquetel. Fundado em 1970 o CIS tem atuação em quatro municípios baianos – Feira de Santana, São Gonçalo, Conceição da Feira e Conceição do Jacuípe – o CIS abriga mais de cem empresas. Tanto James Correia como Jose Mercês Neto fez expressivos pronunciamentos sobre o acontecimento.

Criminalidade em Feira

De acordo  cálculos da Policia Militar, de janeiro a até os primeiros dias de dezembro deste ano foram registrados 384 assassinatos por arma de fogo em Feira de Santana; um índice de 69 homicídios por 100 mil habitantes. O dado negativo enquadra a cidade entre as mais violentas do Brasil, com população acima de 300 mil habitantes. De acordo o líder do MOv Paz Cloves Nunes,  a ONU considera a taxa máxima tolerável de 10 mortes no universo de 100 mil habitantes e que acima desse índice já se considera uma epidemia. A taxa média anual do Brasil é de 25 mortes por 100 mil habitantes. “A Taxa de homicídios em Feira de Santana em 2010 é alarmante, a maior de todos os tempos”, declarou.

Cursos de saúde

Preocupado em prestar um serviço de qualidade, através da qualificação dos seus colaboradores, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) promove freqüentemente cursos na área de saúde, não somente para profissionais com os quais mantém vínculo, mas também para estudantes e profissionais da área médica em geral. Prova disso, é a parceria firmada com o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE) e o Hospital Estadual da Criança (HEC). Algumas aulas do curso de pós-graduação em Fisioterapia Pediatria e Neonatologia da IAENE, agora são ministradas no HEC. Em contrapartida, os profissionais que trabalham no HEC também podem assistir às aulas gratuitamente, podendo se aperfeiçoar.

Associação Comercial

 Com concorrida programação festiva, aconteceu terça feira ultima (14), no Parque do Saber, festa e confraternização dos dirigentes, associados e funcionários da Associação Comercial de Feira de Santana. Houve exibição de documentário no planetário, sorteio de prêmios, entrega de cestas natalinas e um jantar com musica ao vivo. O presidente Armando Sampaio foi o anfitrião da noite ao lado de sua esposa Yeda Cunha Sampaio.

Uma porfia

Quando se esperava a eleição do vereador Antônio Francisco Neto, Ribeiro (DEM) de forma consensual, para presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana, eis que ocorreu o inesperado bate chapa com o candidato de ultima hora vereador Reynaldo Miranda Ronny (PMN). Depois de muita confusão e deixando claro uma porfia entre o candidato do prefeito Tarcizio Pimenta e do deputado estadual Fernando Torres o vereador Ribeiro (DEM) foi eleito presidente com 13 votos a 8.O alcaide mostrou força política..

Biblioteca

Logo mais na Biblioteca Publica Anisio Teixeira, em  Salvador ocorrerá apresentações do curso de teatro para surdos, oferecido pela instituição. Na mesma ocasião, a partir das 10h, o público curtirá a apresentação do coral de Natal “Terceira Dimensão”, do Centro de Apoio da Melhor Idade – CAMI, regido por Gilmar Magalhães. Situada no movimentado Centro de Salvador, ainda mais efervescida neste período do ano, a biblioteca Anísio Teixeira, através da música e dos cânticos natalinos, deseja instigar o público a vivenciar a biblioteca e estimular o livro e a leitura. Mesmo com atividades voltadas para as celebrações de Natal, a biblioteca não perde de foco do trabalho desenvolvido em função da inclusão e acessibilidade para todos.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3214 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.