Camaçari sedia Encontro das Delegacias de Atendimento à Mulher

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Nesta sexta-feira (03/12/2010), às 9h, no auditório do Teatro do Saber, no bairro Natal, em Camaçari, será aberto o III Encontro Estadual das DEAMs (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), tendo como um dos focos a criação da Coordenação das DEAMs. A diretora do DCCV, delegada Isabel Alice de Pinho, que por 12 anos foi titular da DEAM/Engenho Velho de Brotas, abre o evento, com a palestra sobre ‘A Trajetória das DEAM’s na Bahia e a Importância da Lei Maria da Penha’.

Em seguida, as representantes da Superintendência Nacional de Políticas para Mulheres, da Câmara de Vereadores de Camaçari, da Polícia Civil, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi) debatem ‘Norma técnica das DEAM’s e a rede de atenção às mulheres em situação de violência – Salvador e Camaçari – entrelaçamento de ações no enfrentamento da violência contra a mulher na Bahia’.
Também haverá palestra da delegada Mirela Bastos, titular da Deam/Paulo Afonso, no painel ‘Sala de Visita das DEAMs da Bahia: Conhecer Para Fortalecer’, seguida de uma mesa redonda sobre o tema ‘Coordenação das DEAMs’, com a participação da delegada geral adjunta, Emília Blanco, da presidente da Câmara de Camaçari, Luiza Maia, do diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), do delegado Bernardino Brito Filho, e do diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegado Ruy da Paz.
Pioneirismo 
Estado pioneiro na implantação de Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, a Bahia conta hoje com 15 unidades, que atuam em parceria com órgãos integrantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Além das Delegacias de Salvador, instaladas no Engenho Velho de Brotas e no subúrbio de Periperi, a população feminina dispõe de DEAMs nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Candeias, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Barreiras e Jequié.
Inaugurada há 24 anos, a Deam/Engenho Velho de Brotas registrou de janeiro a outubro deste ano, 6.293 ocorrências, a maioria referente a ameaça, lesão corporal e crimes contra a honra. A exemplo das outras 14 unidades, dispõe de um quadro de pessoal especializado no atendimento à mulher vítima de violência.
O evento é organizado pelo Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) e reunirá o secretário da Segurança Pública, César Nunes, a secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, o delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, e as delegadas titulares das 15 DEAMs em funcionamento no estado.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]