Bahia realiza intercâmbio sobre Educação Profissional com o Uruguai

As concepções e políticas da Educação Profissional da Bahia foram apresentadas pelo superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, em Montevidéu, durante a jornada “Educação e Trabalho: uma articulação imprescindível para o desenvolvimento humano”, realizada pelo Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. O objetivo foi promover uma reflexão e intercâmbio sobre as vinculações entre o mundo do trabalho e a educação na sociedade atual.

O evento contou, também, com exposições do licenciado Jorge Camors, da socióloga Alicia Dambrauskas (Uruguai) e do professor Ariel Zygsman (Argentina) e foram consideradas as realidades e experiências de países da América Latina, a exemplo da Argentina e do Brasil, com foco nas políticas desenvolvidas na Bahia. A perspectiva é buscar caminhos comuns que fortaleçam a política pública da educação profissional nestes países, no âmbito do Mercosul.
“Esta troca de ideias com a área de educação não formal do MEC do Uruguai e a possibilidade de aprender com as experiências de outros países nos deixou muito gratificados, tanto pela convergência nas questões conceituais, políticas e metodológicas quanto pela perspectiva de intercâmbio, com a vinda de técnicos do Uruguai ao Brasil e de técnicos da Bahia para lá, precedido da formalização de convênio de cooperação a ser firmado, no âmbito do acordo geral do Mercosul. Também podem surgir parcerias com a Universidade do Trabalho e o Instituto Nacional de Formação Profissional do Uruguai”, afirmou Lima.
Para Lima, este convite do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai é um reconhecimento do trabalho, neste campo, realizado até agora na Bahia. “Fortalecemos e divulgamos os princípios que embasam a nossa proposta: as relações entre trabalho, educação e desenvolvimento socioeconômico ambiental; as relações entre ciência, tecnologia e sociedade; a base territorial das políticas públicas; a participação e o controle social; o currículo integrado com base no trabalho como princípio educativo; a produção de conhecimento e a intervenção social por meio das tecnologias sociais como princípios pedagógicos”, afirmou.

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