Avança a acessibilidade do direito de ir e vir a cadeirantes e portadores de limitações. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Intervenções promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana impulsionam as ações de acessibilidade na cidade. Os investimentos asseguram o direito de ir e vir a cadeirantes e portadores de limitações, com rampas implantadas nos acessos a prédios públicos municipais e também em outros logradouros, desde praças até passeios.

A acessibilidade, com implantação de rampas, além de pista tátil para deficientes visuais, está sendo assegurada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em todos os equipamentos inaugurados ou reinaugurados pela Prefeitura. Dentre eles as instalações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bolsa Família, Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, Cras e Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria.
O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, informa que o serviço também ganha reforço com a implantação do projeto Pró-Rampas, contemplando passeios em ruas do centro da cidade. “Até o momento já temos 84 rampas espalhadas por diversos pontos da cidade. E isto representa um avanço significativo”, observou.
Maurício Carvalho prevê que “até final de dezembro deste ano e o início de janeiro de 2011 devemos contar com mais 30 rampas, ultrapassando a marca das 100 rampas. E, até final do governo, devemos dobrar esta marca, chegando a uma média de 200 rampas”.
Além de assegurar o direito dos cidadãos portadores de necessidades especiais à acessibilidade nos órgãos públicos, a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana também está estimulando a iniciativa privada a adotarem medidas semelhantes para garantir direitos. “A medida começa a desenvolver este tipo de visão, estimulando o setor privado a ter este tipo de respeito às pessoas que têm algum tipo de limitação para se locomover”, observou o secretário.
Aula de campo do Pré-Vestibular Cidadão
 
Estudantes comemoram fim das aulas antecipadamente 
Cerca de 100 estudantes do curso Pré-Vestibular Cidadão participaram, no domingo (28 de novembro de 2010), de uma aula de campo interdisciplinar em Cachoeira, no Recôncavo, a fim de aprender mais sobre os aspectos geográficos e históricos da localidade.
Durante toda a manhã, os estudantes, professores, coordenadores e uma equipe de apoio visitaram o Centro Histórico de Cachoeira. À tarde seguiram para o Balneário Vale da Cachoeira, onde ocorreu uma confraternização antecipada da turma.
Através de banhos de piscina, bica e cachoeira; jogos, trilha e muito bate-papo, o grupo comemorou a finalização do Conteúdo Programático do Vestibular Uefs 2011, que é o carro chefe do Pré-Vestibular Cidadão, dando assim, continuação com o Simulado Uefs que será realizado entre sábado (04/12/2010) e segunda-feira (06/12) e revisões para os demais vestibulares.
Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social , o Pré-Vestibular Cidadão tem como objetivo oferecer gratuitamente à população carente um curso preparatório para ingresso ao Ensino Superior.
O Pré-Vestibular Cidadão só encerrará o ano letivo 2010 em 28 de janeiro de 2011.
CMDI funciona em novo horário
 
Obras de recuperação em fase de conclusão 
As pessoas que precisam dos serviços do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, devem ficar atentos ao novo horário de funcionamento. Desde segunda-feira (29 de novembro), o atendimento será realizado das 7 às 19 horas, ininterruptamente.
Segundo o diretor geral do CMDI, Raimundo Melo, a mudança no horário ocorreu com o intuito de garantir a segurança dos pacientes, que são atendidos pelo órgão. “O atendimento era realizado no turno noturno, das 19 às 22 horas, mas os pacientes ficavam com receio de sair à noite”, comenta.
As obras de recuperação do Centro já estão em fase de conclusão. Foi criada uma nova sala de ultra-som para atender os pacientes que eram atendidos no turno noturno e falta apenas ser entregue a fachada com as cores do brasão da Prefeitura de Feira de Santana (verde, vermelha e branca), além de novo ajardinamento e uma cobertura com toldo na área externa, com o objetivo de proteger os pacientes da exposição ao sol.
O trabalho de pintura já foi realizado em todo o prédio e já foram colocados forros de PVC em todas as salas que não possuem laje, além da troca de pisos e recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica. A unidade também vai contar com o programa Saúde Digital a fim de agilizar o atendimento aos pacientes.
Alvenaria em canal sendo concluído 
 
Macrodrenagem na rua Araújo Pinho, Olhos dÁgua 
A construção de alvenaria no canal de macrodrenagem que passa pela rua Araújo Pinho, no bairro Olhos d’Água, deverá ser concluída dentro de alguns dias. O serviço executado vai garantir a desobstrução das águas pluviais e de outras redes de esgotos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a intervenção realizada no canal também vai trazer mais segurança aos moradores do local e transeuntes. “Quando ocorriam fortes chuvas, as águas chegavam a transbordar e invadir residências próximas. Além disso, trechos da rua Araújo Pinho ficavam completamente alagados e oferecia perigo a quem trafegava pela via”, ressalta.
Com a alvenaria, as águas pluviais vão descer até desembocar no canal do bairro Feira X. O passeio que está localizado ao lado do canal também será recuperado.
Enquanto acompanha a execução dos serviços, a moradora Aleluia dos Santos Teles, 51 anos, relembra situações difíceis que enfrentou por conta do transbordamento das águas. “Inúmeras vezes presenciei a água invadindo minha casa e não pude fazer nada. Apenas esperava a chuva passar, tentava fazer o escoamento e retirava o lixo”, relata, acrescentando que “agora a realidade será outra e ficarei mais tranqüila quando chover forte”.
Eleição para Conselho do Fluminense
 
Candidato visita prefeito Tarcízio Pimenta 
O Fluminense de Feira Futebol Clube vai escolher na quinta-feira (02/12) o novo presidente do seu Conselho Deliberativo. A eleição vai ocorrer no Feira Tênis Clube, às 19 horas, durante reunião extraordinária.
Na manhã desta quarta-feira (01/12/2010), o prefeito Tarcízio Pimenta recebeu o candidato Gerinaldo Costa, que falou a respeito de suas propostas à frente do Conselho Deliberativo, caso seja eleito.
“Fiz o convite ao prefeito Tarcízio Pimenta para unirmos força em prol do Fluminense de Feira. Em 2011, no dia 1º de janeiro, o clube completa 70 anos de fundado e precisa ganhar um novo rumo”, disse Gerinaldo Costa.
O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do Fluminense para Feira de Santana. “Esse é um patrimônio de nossa cidade”, falou.
A chapa é composta por Gerinaldo Costa (presidente do Conselho); Antônio Rosevaldo Ferreira (vice-presidente), Gil Porto (1º secretário) e Jairo Miranda (2º secretário). Cerca  de 350 conselheiros estão aptos a votar.
O prefeito Tarcízio Pimenta é conselheiro nato do Fluminense, situação conquistada por todos ex-presidentes do clube. Ele também tem direito a voto.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109699 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]