Atletas baianos disputam Olimpíadas Escolares em Goiânia

Deste sábado (04/12/2010) até a próxima terça-feira (07/12), atletas baianos participam, em Goiânia (GO), das Olimpíadas Escolares, nas modalidades individuais – judô, natação, ginástica rítmica, xadrez, atletismo, ciclismo, tênis de mesa e tae-kwon-do. A delegação, que nesta sexta-feira (03/12) intensificou os treinos, viaja com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A cerimônia oficial de abertura do evento será nesta sexta, às 18 h, no ginásio do Sesc Faiçalville, com a presença de medalhistas olímpicos brasileiros, embaixadores das Olimpíadas Escolares como Vanderlei Cordeiro (atletismo), Diogo Silva (taekwondo), Daniele Hypólito (ginástica artística) e Adriana Behar (vôlei de praia).
Segundo o diretor geral das Olimpíadas, Edgar Hubner, os principais objetivos do evento são estimular a prática esportiva nas escolas brasileiras, levar cidadania aos alunos participantes e revelar talentos para o esporte nacional. “Afinal, dentro desta faixa etária é possível detectar atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016″.
Durante as competições, observadores das Confederações Brasileiras Olímpicas participam do evento, reconhecendo e cadastrando os futuros atletas olímpicos do Brasil. Este trabalho já vem dando resultados expressivos. Dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, em agosto, 38 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005.
“Depois da escolha, os jovens atletas passam a ter maior atenção do COB e das Confederações e são incluídos nos projetos visando a 2016”, explicou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire. Com esta certeza atletas estudantes baianos que almejam seguir uma carreira olímpica aproveitam a oportunidade com a visão no futuro.
“É a primeira vez que participo das Olimpíadas Escolares e é uma forma de ganhar experiência e melhorar cada vez mais o meu desempenho, pois desejo ser um nadador reconhecido. Percebo também que é uma chance de conquistar bolsas de estudos em escolas e futuramente faculdade”, disse o atleta baiano Rodrigo Rabello. Jenifer Oliveira (judô), do Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães, teve a oportunidade de participar das Olimpíadas Escolares em 2007, em Poços de Caldas, na categoria de 12 a 14 anos. Na competição, a Bahia ganhou três medalhas na modalidade. Agora, com 16 anos, Jenifer abraça, mais uma vez, a oportunidade de ser medalhista e uma judoca olímpica. “O evento tem um ritmo voltado para formar atletas para o futuro e, com este espírito, vou me dedicar para trazer o melhor resultado possível”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]