Asplan elabora o novo Plano de Desenvolvimento da UEFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está em fase de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2011-2015. O PDI é o produto final de um processo de planejamento para traçar as políticas, os objetivos, as metas e linhas de ação para a Instituição, caracterizando-se como essencialmente participativo.

O PDI é o documento elaborado de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, apresentando a missão da Instituição, além dos princípios filosóficos e teórico-metodológicos gerais que nortearão suas práticas administrativas e acadêmicas.
A Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (Asplan) é a unidade responsável pela coordenação dos trabalhos de elaboração do novo PDI. Para Carlos Eduardo de Oliveira, assessor chefe da Asplan, o plano “vai nortear as ações, os projetos que se quer da universidade para os próximos cinco anos, por isso todas as unidades serão envolvidas em sua elaboração”. O assessor salienta que “o importante é que a Instituição tenha linhas de ação viabilizadoras de uma nova cultura de gestão, queremos elaborar um plano que possa ser executado, dentro da realidade e das possibilidades da universidade”.
O PDI deve representar os anseios da comunidade acadêmica com relação à vida da instituição: novos cursos, infra-estrutura, pós-graduação, as políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão, acesso e permanência, e também de responsabilidade social, dentre outras.
A partir do trabalho que está sendo desenvolvido em todas as unidades e pró-reitorias para propostas de metas, das sugestões da Comissão Própria de Avaliação e de uma revisitação aos planos anteriores, a Asplan criará uma minuta, um documento-base, (versão preliminar) do PDI da Uefs para o período de 2011-2015. Após a consolidação desse documento-base, serão realizadas consultas públicas para que a comunidade universitária possa participar mais efetivamente com sugestões, adequações, adições e devidas alterações ao documento base, que também estará disponibilizado na internet.
O novo PDI da Uefs será projetado como instrumento dinâmico, para proporcionar um diálogo mais efetivo com o Plano Plurianual, o Orçamento Participativo, a Avaliação Institucional, sendo continuamente avaliado e atualizado.  Carlos Eduardo acredita que no primeiro de semestre de 2011 a Uefs já esteja com seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional. Para sua consecução, é importante a mobilização dos dirigentes, professores, funcionários e da comunidade externa.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]