Aberta à visitação a 3ª Mostra de Artes Visuais Estudantis, em Salvador

Está aberta à visitação pública, até quarta-feira (22/12/2010), a 3ª Mostra de Artes Visuais Estudantis, composta de 99 obras produzidas por estudantes da rede estadual de ensino. A exposição pode ser conferida na sede da Secretaria Estadual da Educação, no CAB, no horário das 8h às 18h. Os trabalhos marcam o encerramento das atividades pedagógicas do Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que envolveu mais de um milhão de estudantes, em 2010.

A presença da arte na vida escolar na rede estadual teve início em 2008. Em quatro anos, o AVE já está entre os cinco projetos de arte educação mais importantes do país, segundo avaliação dos ministérios da Educação e da Cultura, e da Organização dos Estados Ibero-americanos e Caribenho.
“Este projeto cumpre papel importantíssimo porque transversaliza as discussões sobre a cultura e ajuda a construir a cidadania das pessoas. É um trabalho que chega à maioria das escolas, oportuniza a juventude e os educadores a participarem de forma igual”, observa o secretário da Educação Osvaldo Barreto. Para ele, a arte tem o papel de cuidar da alma, da sensibilidade e é essa sensibilidade que pode ser vista em todos os andares da Secretaria.
Destaques – Durante a vernissage que abriu a 3ª Mostra do AVE, na última quarta-feira (15/12), um júri formado por artistas plásticos, professores e críticos de arte, destacou, dentre as obras estudantis apresentadas, cinco para serem premiadas, simbolicamente, pelo Governo do Estado. Seus autores receberão, cada um, uma câmera fotográfica digital e um kit aquarela.
“É uma realização. Aquela sensação de missão cumprida. Você começar fazendo um esboço e chegar a ter a sua obra final reconhecida é formidável. O AVE é excelente, uma porta aberta. É como eu digo aos meus colegas, um ser humano sem arte é como um macaquinho com o polegar opositor. A arte é essencial”, declarou Flávio Kaic, estudante do Colégio Estadual  Normal São Pedro, no município de Macarani,  um dos cinco premiados.
Já o Estudante Pablo Brito da Silva revela que se inspira em pessoas idosas para fazer seus desenhos. “Os traços, as rugas, transmitem vida e beleza. Eu quase não risco, o meu trabalho é feito basicamente com sombras”, explica Pablo que, com a obra “Missão cumprida. E agora?”, estreia como artista no AVE.
“É muito legal estar aqui, na capital, mostrando o meu trabalho, depois de superar dificuldades. O motivo de eu estar aqui hoje são os meus professores e os meus colegas”, disse Pablo, emocionado.
Jurado – O artista plástico Valter Ganso, que participou do júri, observa avanços no AVE. Para ele, o Projeto tem crescido e tem melhorado bastante: “os trabalhos estão muito bons. A gente vê temas variados, que dependem do lugar onde eles moram, das possibilidades de informação, de já ter visto outras coisas. Você nota informações do Modernismo, influências de Tarsila do Amaral”, avalia. A comissão julgadora foi composta, ainda, da professora Nancy Novaes e dos artistas plásticos Edvaldo Gato, Justino Marinho, Zú Campos e Tânia Brandão.
Produções artísticas premiadas
“Fome de educação”, de Alberto Gomes Monteiro Júnior – estudante do Colégio Estadual Moisés Boana, em Ilhéus (Diretoria Regional de Educação de Ilhéus – Direc 6);
“Esperança nordestina”, de Emanuel Maciel e José Adilson – estudantes do Colégio Estadual Wilson Pereira, em Paulo Afonso                (Diretoria Regional de Educação de Paulo Afonso – Direc 10);
“Mulher negra bebendo água de coco”, de Roberto Nascimento – estudante do Colégio Estadual de Cachoeira, em Cachoeira (Diretoria Regional de Educação de Cruz das Almas – Direc 32);
“Missão cumprida. E agora?”, de Pablo Brito da Silva – estudante do Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu – (Diretoria Regional de Educação de Jacobina – Direc 16);
e a obra sem título de autoria de Flávio Kaic, estudante do Colégio Estadual  Normal São Pedro, em Macarani  –  (Diretoria Regional de Educação de Itapetina – Direc 14).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Aberta à visitação a 3ª Mostra de Artes Visuais Estudantis, em Salvador"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*