Tratamento especial para portadores de hepatite é oferecido pela Secretaria de Saúde. Leia esta e outras notícias da PMFS

Tratamento especial para portadores de hepatite é oferecido pela Secretaria de Saúde.
Tratamento especial para portadores de hepatite é oferecido pela Secretaria de Saúde.

Foram 83 casos registrados em setembro

Os cidadãos portadores de hepatite recebem tratamento especializado oferecido pela Secretaria de Saúde, através do Programa de Hepatites Virais. No mês de setembro, o órgão identificou mais 83 casos da doença, que estão sendo acompanhados pela equipe de saúde.

A coordenadora do programa, Gilca Lessa, caracteriza a doença e descreve a situação no município. “A hepatite é uma doença infecciosa que atinge o fígado e pode ser causada por pelo menos cinco tipos de vírus. Em Feira de Santana, temos casos provocados pelos tipos A, B e C, sendo que os dois últimos são os mais comuns”, ressalta.

O tipo A é transmitido via fecal-oral através da ingestão de água ou alimento contaminado. As hepatites B e C podem ser transmitidas, principalmente, através da relação sexual e do contato com sangue contaminado. Entre os tipos relacionados, o B e o C são os que causam mais danos ao fígado, podendo levar a cirrose e até ao câncer do órgão.

Conforme o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, “só existe vacina que combate a hepatite tipo B. A vacina está disponível para cidadãos que possuem até 20 anos de idade e em casos especiais, como determina o Ministério da Saúde. As medidas preventivas são grandes aliadas no combate à doença”, destaca.

Entre as ações de prevenção incluem-se a de utilizar preservativo nas relações sexuais e a de não compartilhar objetos perfurocortantes, como tesoura e alicate de unha. O programa funciona no Centro de Saúde Especializada (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, localizado na rua Geminiano Costa, s/n, centro.

Peti realiza Dia da Beleza Negra

Objetivo é resgatar a cidadania no município

Dezenas de garotas envolvidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vão participar do Dia da Beleza Negra em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A atividade inclui desfile das menores nesta terça-feira, 30, no Complexo Esportico Municipal Oyama Pinto, a partir das 8 horas, e premiação à menina mais bela do programa.

O principal objetivo da atividade é, segundo o coordenador do Peti, Antônio Carlos Rocha, resgatar a cidadania negra não só no Peti, mas em todo o município. “É uma maneira de contemplar as meninas e suas raízes. Temos muitas meninas bonitas que estão na atividade de esporte conosco e estamos dando essa oportunidade para, quem sabe, elas se tornarem modelos”, afirma.

Hoje o Peti possui 17 núcleos e cada um deles vai indicar até duas concorrentes entre 12 e 17 anos para participarem da iniciativa. O júri do desfile será composto por convidados e professores que acompanham as garotas.

“A gente quer que a escolha seja criteriosa. Por isso estamos contemplando mais de uma menina por núcleo para que ela tenha oportunidade também”, explica o coordenador. O Peti funciona nos bairros e distritos e as atividades do Competi acontecem nas terças-feiras e quintas-feiras no contra turno escolar com 1.043 menores.

Inscrição no Centro D. Zazinha iniciada

Idosos têm até o dia 10 de dezembro para se inscreverem

As inscrições para o Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira prosseguem até o dia 10 de dezembro. Desde quando foram iniciadas, no dia 16 deste mês, até segunda-feira (29), 250 inscrições foram realizadas, distribuídas em diferentes segmentos.

Hidroginástica, ginástica aeróbica, alongamento, dança de salão, oficina de teatro, alfabetização, artesanato, pintura e bordado são algumas das oficinas procuradas pelos idosos interessados em participar das atividades no Centro.

A instituição conta com um profissional da área de psicologia e um da área de serviço social, além de uma enfermeira no posto de enfermagem. Os idosos também podem desfrutar de sala de leitura, salão de beleza, horta comunitária e auditório.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvallho, a partir do próximo ano, o Centro de Convivência D.Zazinha Cerqueira contará com uma sala de cinema totalmente equipada. O projeto é uma parceria com a empresa Pirelli.

“A procura dos idosos pelo Centro aumentou muito, se comparado ao início de 2009, quando a instituição contou com a freqüência de 68 idosos. Agora são 250 e estamos com lista de espera, caso o interessado queira participar de uma oficina que já esteja completa”, explica.

Cadastro do NIS de clientes da Coelba

Interessado deve procurar coordenação do Bolsa Família

Os clientes residenciais da Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba) que utilizam a Tarifa Social de Energia Elétrica e ainda não possuem o Número de Identificação Social (NIS) devem procurar a coordenação do Programa Bolsa Família, situada na rua Barão de Cotegipe, 649, para fazer o cadastro das 8 às 17 horas. Estão sendo contempladas as famílias com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 255) por pessoa.

Inicialmente deve ser agendada uma visita à residência do beneficiado para que pesquisadores e assistentes sociais do Bolsa Família verifiquem se a família se encaixa no perfil. Para tanto, é necessário apresentar cópias do comprovante de residência e da Carteira de Identidade e, posteriormente, as pessoas farão o cadastro da Tarifa Social na Coelba.

“Quem tem o cartão do Bolsa Família pode apresentá-lo na Coelba para mostrar que possui o NIS e a empresa fazer o cadastro da conta”, explica a coordenadora do programa Bolsa Família, Vitória Leal.

O cadastro começou a ser feito na sede do Bolsa Família por um preposto da Coelba desde o dia 3 de novembro e não há previsão para encerrar. “Mas as pessoas devem efetuar o cadastro o quanto antes, já que a demanda é alta. A média é de 70 pessoas por dia”, informa.

A exigência começa a valer a partir do dia 1º de dezembro, conforme determinação da Lei nº 12.212 aprovada pelo Congresso e regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mais informações podem ser obtidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou pelos telefones 3225 4751 e 0800-285-7171.

Praça da Kalilândia será reinaugurada

Melhorias serão entregues à comunidade na próxima terça-feira

As obras de reforma e modernização da praça da Kalilândia estão em fase de conclusão, neste final de semana. O equipamento, reestruturado pelo Governo Municipal, será entregue à comunidade na noite da próxima terça-feira (27), com animação de shows musicais dentro das comemorações dos festejos natalinos. Na oportunidade também serão entregues as obras de asfaltamento de várias ruas e da eficientização da iluminação pública.

As intervenções estão em fase de reforço do ajardinamento. Funcionários do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos vão colocar alguns detalhes nos canteiros verdes, até este domingo (28), tornando o ambiente ainda mais agradável aos olhos dos visitantes.

Antes de anunciar a data para reinauguração do equipamento, o prefeito Tarcízio Pimenta inspecionou as obras. Ressaltou a preocupação em resgatar a tradição da comunidade utilizar o espaço para o lazer, com a presença de famílias. “Aqui, tradicionalmente, sempre foi um espaço familiar, onde crianças, jovens e adultos se encontravam para o lazer, inclusive à noite”, ressaltou.

A praça recebeu novo ajardinamento, recuperação da pavimentação em pedra portuguesa, pintura dos canteiros, novo paisagismo, manutenção dos bancos em concreto armado e ainda eficientização da iluminação pública. As intervenções do Governo Municipal ainda resultaram na pavimentação asfáltica de várias ruas do bairro e sinalização horizontal e vertical.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]