Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de novembro de 2011

O cronista da cidade Zé Coió, o nosso nascido Jose Carlos Pedreira e sua filha Carla Ongaratto que vai realizar mais um Trofeu imprensa.
O cronista da cidade Zé Coió, o nosso nascido Jose Carlos Pedreira e sua filha Carla Ongaratto que vai realizar mais um Trofeu imprensa.
O cronista da cidade Zé Coió, o nosso nascido Jose Carlos Pedreira e sua filha Carla Ongaratto que vai realizar mais um Trofeu imprensa.
O cronista da cidade Zé Coió, o nosso nascido Jose Carlos Pedreira e sua filha Carla Ongaratto que vai realizar mais um Trofeu imprensa.

Sinfônica hoje em Feira

Logo mais às 18 horas, na Avenida Getulio Vargas, em Feira, ocorrerá sob a  regência do maestro Jose Mauricio Brandão, o concerto da Orquestra Sinfônica da UFBa, com  apresentação de peças eruditas como A Suite do Balé Quebra Nozes, de Tchaikovsky e a Abertura da Ópera Rusian & Lyudmila, de Mikail Glinka, quatro canções de Chico Buarque e É D’ oxum, de Gerônimo.  Este é o projeto “Concertos Populares da Orquestra Sinfônica da UFBa” do programa de responsabilidade social da Coelba.

Troféu  Imprensa

Numa iniciativa do  cronista da cidade  Zé Coió, o querido Jose Carlos Pedreira, acontecerá dia 4 de dezembro, na Estação da Musica, o tradicional Trofeu Imprensa, evento que aponta  as empresas e profissionais que mais se destacaram em 2010. Caberá a Ongaratto Eventos a realização do Buffet e   decoração da festa, com apresentação das atrizes Lorena Porto e Sintia Leite além dos radialistas Renato Ribeiro e Tanurio Brito. Na oportunidade haverá um show com Xangai, Marizelia e os Coisinho além de Caras e Coroas.

Mês do negro

Neste mês da Consciência Negra, acontecerá uma edição dos Seminários Novas Letras com temas voltados para a literatura produzida por autores negros, assim como ocorrerão palestras, que terão como tema central O Negro e o Negro na Literatura Brasileira, pelo o Núcleo do Livro, Leitura e Literatura – NLLL da Fundação Pedro Calmon/Secult com a presença de  especialistas que se dedicam ao estudo de escritores e poetas representativos da literatura brasileira. Além das palestras que serão proferidas, o destaque também será para o lançamento do livro Encontro com o Escritor, e o recital de poesias com José Carlos Limeira. O evento ocorrerá  terça feira próxima, dia 30, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Pública do Estado – Salvador. O seminário trará as seguintes palestras: Luiz Gama e a construção do destino, com a escritora Myriam Fraga; Boca e papel: espaços de fricções da palavra poética, com a professora Edilene Matos e Cruz e Sousa: uma poesia sem cor?, com a professora Florentina Silva.

De volta

Após uma viagem a  Israel, já está  de volta a Feira de Santana, o secretário da Fazenda do Município, Wagner Gonçalves, que já reassumiu o batente. O assunto na pauta é o  pagamento do salário de novembro, dezembro e do 13º aos servidores, além da quitação de débitos dos fornecedores.

Em Cruz das Almas

“Estamos trabalhando para fortalecer a agricultura familiar da Bahia. Queremos que um número maior de agricultores tenha acesso às políticas públicas estaduais e federais”, declarou agora  o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, durante abertura do III Congresso Estadual da Agricultura Familiar, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas. De acordo com o secretário, a agricultura familiar tem recebido atenção especial na Bahia. Atualmente, dos 665 mil agricultores familiares do Estado, 430 mil possuem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf).

Escritor na Câmara

Usou da tribuna livre da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, na manhã de quarta feira, para falar sobre a história do Brasil e de Portugal, países co-irmãos, o escritor português Antônio Abreu Freire, declarando de que há muitos anos já não estava muito otimista em relação ao futuro da cultura luso-brasileira e que hoje, mesmo com 230 milhões de pessoas no mundo falarem a língua portuguesa não pensa diferente, já que 60% dessa população são analfabetos. “Daqui a 40 anos serão 500 milhões de habitantes falando a nossa língua. Ainda hoje questiono qual será o futuro das culturas de língua portuguesa”, observou, acrescentando que não pode se impor uma cultura com um número tão grande de analfabetos. O escritor lembrou que “para piorar a situação muitos países da União Européia estão falindo e entre eles está Portugal”. Acompanharam Antônio Abreu o poeta e jornalista Franklin Maxado e a professora, escritora e poeta Lélia Vitor Fernandes, que também é diretora da Secretaria Municipal de Educação

Painel

Dentro do Calendário de Atividades do Curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Estácio – Fib, vai acontecer segunda feira (29), a partir das 17 horas, o Painel de Orientações Trabalhistas e Previdenciárias, no Campus Fratelli Vitta, na Rua Barão de Cotegipe, s/n – Calçada – Cidade Baixa. Esse evento faz parte da programação da disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária e vai abordar os seguintes temas: Mulher, Criança e Adolescente, Carteira de Trabalho, Orientações Previdenciárias, Espécies de Empregados e Empregadores e a Importância do Direito do Trabalho para o Setor Pessoal, com a realização dos alunos do curso, mostrando seus aprendizados com as aulas vivenciadas, instruindo e tirando dúvidas sobre os assuntos abordados.Para o Professor Phd Gilberto Romano, Coordenador do Evento e titular da disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária, ações desse tipo favorecem a população que não conseguem uma consulta para tirar as dúvidas existentes do Direito do Trabalho e Previdenciário, devido a várias dificuldades.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3138 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]