Reunião do Conselho Municipal de Transporte avaliam intervenções no setor. Leia esta e outras notícias da PMFS

Reunião do Conselho Municipal de Transporte avaliam intervenções no setor.
Reunião do Conselho Municipal de Transporte avaliam intervenções no setor.

Reunião do Conselho Municipal de Transportes

Membros do Conselho Municipal de Transportes avaliaram, na tarde desta sexta-feira (26/11/2010), as intervenções visando a otimização do transporte público coletivo, individual e complementar em Feira de Santana. Durante o encontro, realizado na Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), a apresentação de outras medidas que deverão ser postas em prática para garantir mais qualidade ao serviço.

O secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, ressaltou o empenho do órgão municipal visando solucionar os gargalos no trânsito e torna-lo mais eficiente, atendendo às necessidades da população. Com destaque para a criação de novas linhas do Sistema Integrado de Transportes (SIT) e otimização do emprego da frota deste sistema.

O diretor do Departamento de Planejamento da SMTT, Vitor de Paula, informou sobre a implantação de linhas visando atender às demandas com intervenções no SIM/Corredor dos Araçás/Vermelho/São Francisco; de linha para o Condomínio Princesa do Sertão; linha para o Conjunto Luiz Eduardo Magalhães e também para o bairro Queimadinha.

Já a otimização do SIT está resultando no retorno da circulação de três ônibus pelo Conjunto Feira VI e unificação do ponto final do bairro Conceição na rua Canto do Buriti.

Com relação à reestruturação do serviço de transporte individual de passageiros desenvolvido através de táxi, a apresentação de proposta de discussão sobre a necessidade de atualização do marco regulatório, estudo de uma nova identificação visual dos veículos, criação de serviço não convencional e fiscalização itinerante.

A nova padronização e organização dos oito veículos utilizados no Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace) também foi apresentada, assim como a operacionalização do serviço e os custos.

Campeonato Baiano de Karatê

Mais um evento esportivo no Complexo Oyama Pinto

A única fase do Campeonato Baiano de Karatê, promovido pela Associação Boa Forma de Feira de Santana, será realizada neste sábado (27), das 9 às 17 horas, no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto. A expectativa é que cerca de 600 atletas participem das disputas em categorias do mirim ao infato-juvenil. O ingresso será trocado por 1kg de alimento.

Segundo informações de Ângelo Mário Dias, um dos organizadores, estarão representadas, dentre outras cidades, Salvador, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Ubatã, Itaberaba, São Francisco do Conde, Camaçari, Eunápolis, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Juazeiro e Jacobina.

“Durante todo o ano são realizados diversos eventos esportivos no Oyama Pinto, a nível municipal ou estadual, o que torna o espaço uma importante ferramenta de apoio e incentivo as atividades físicas”, declara.

Dentre as competições realizadas no primeiro semestre de 2010 no Complexo destacam-se o Torneio de Futsal Força Jovem, o Campeonato Baiano de Futsal, Campeonato Brasileiro Norte Nordeste de Jiu-Jitsu, IV Batizado e Troca de Cordões do Grupo Grio Capoeira, além do Campeonato de Muay Thai e o Torneio de Futsal da Amizade promovido pelo ProJovem.

Já no segundo semestre aconteceram o Campeonato de Futebol de Surdos, também promovido pelo ProJovem, o Futebol dos Atores, o Intercol, outra etapa do Campeonato Baiano De Futsal, o Campeonato de Futsal Do Sesi, o Campeonato Baiano De Tênis, Festival De Musica e Arte, Torneio Esportivo de Futsal e o Campeonato Baiano de Karatê.

Em dezembro acontece a I Olimpíada Competi e o Festival Dança Dunamis. Além disso, o espaço é usado para treinos semanais de futsal, futebol e atletismo, através dos programas Competi e ProJovem, por estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e grupos das comunidades circunvizinhas.

Encontro de agentes de endemias

Mobilização Social Para a Prevenção e o Controle da Dengue

Agentes de endemias que atuam nos dez bairros de Feira de Santana, contemplados com o projeto Mobilização Social Para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, participaram de encontro, que teve como objetivo promover a reciclagem desses profissionais e apresentar o funcionamento do projeto. O encontro foi realizado na tarde desta sexta-feira (26) na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e da Secretaria de Saúde e está contemplando, inicialmente, dez municípios baianos. Em Feira de Santana, dez bairros estão sendo beneficiados: Parque Ipê, Queimadinha, Campo Limpo, Mangabeira, Manoel Matias, Tomba, Limoeiro, além dos conjuntos Feira IV, IX e X.

Explanações acerca da importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias foram feitas pela coordenadora adjunta e assessora de comunicação do projeto, Melyssa Neves Santos, e coordenadora do grupo de trabalho ampliado da Sesab, Elisabeth França. Na oportunidade, destacaram como os agentes podem aperfeiçoar suas atividades e contribuir ainda mais na luta contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Segundo Melyssa Neves Santos, os agentes de endemias desenvolvem a rotina de trabalho em contato direto com a população. “Eles são os nossos principais soldados. Tentamos conscientizá-los do papel importante que exercem, o qual pode ser melhorado através de uma comunicação eficiente, que resulta em orientações educativas junto aos moradores”, frisou.

Estiveram presentes também no encontro a diretora executiva do projeto Cristina Leal, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica Janice Estrela, e coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue Ciro Fernandes. A próxima etapa do projeto prevê a escolha de 50 articuladores, que serão selecionados pelos agentes de endemias para uma posterior capacitação, com o objetivo de torná-los potenciais multiplicadores junto à vizinhança.

Vazamento de óleo na Av. Getúlio Vargas

Trânsito ficou lento no início da tarde desta sexta-feira

Os motoristas que trafegam na avenida Getúlio Vargas devem redobrar a atenção. Um veículo ainda não identificado causou o derramamento de óleo vegetal ou combustível, nas proximidades da praça de Alimentação Gilson Alves. Acidentes com motociclistas e deslizes entre os automóveis foram registrados nas primeiras horas da tarde.

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) estão no local. A agente de trânsito, Renilda Miranda, informou que muitas ligações foram feitas ao Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran) comunicando o fato.

O trânsito no local onde o óleo foi derramado precisou ser interrompido. O 2º Grupamento de Bombeiro Militar foi acionado. Eles lavaram o asfalto com água e sabão. Outras providências também serão adotadas pela Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Os ônibus do transporte coletivos que seguem em direção à Estação de Transbordo do centro da cidade modificaram o trajeto, desviando pelas ruas Castro Alves, Boticário Moncorvo, Intendente Rui em direção a avenida Senhor dos Passos.

Semifinais de competições

Jogos da Copa dos Bairros, Interdistrital e Sub 13

Neste domingo (28) serão realizadas as finais da décima edição da Copa dos Bairros e da Copa Interdistrital. Os classificados para as finais na Copa dos Bairros são os times do Caseb e George Américo.

O primeiro jogo acontece domingo, às 10 horas, na Vila Olímpica dos Amadores, no Campo Limpo. A decisão acontecerá no domingo (12 de dezembro) no Estádio Gilson Porto, na Estação Nova, onde os dois times se enfrentarão novamente.

Também serão realizados dois jogos para a final da Copa Interdistrital. A disputa acontece entre os times Jaíba e Matinha. O primeiro será no domingo (28), às 10 horas, no distrito de Matinha, e a final acontecerá em Jaíba, no dia 12 de dezembro, às 15 horas.

Segundo o diretor do Departamento de Esportes, Wilson Passos, os dois campeões dos bairros e dos distritos, vão participar de uma grande final no Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, no domingo (19 de dezembro). “O time que vencer será o campeão dos Jogos da Cidadania”, informa.

Copa Sub 13

A segunda rodada do Campeonato Sub 13 acontece neste sábado (27), às 9 horas, nos campos abaixo mencionados:

Campo da Estação Nova: Juventus X Ferrovia
Campo do Fumo: Bom de Bola X Canarinhos e Esporte Cidadania X Feira Kids
Campo do Oyama: Internacional X Brasil e Molecada X Cristo no Comando
Campo do CSU: Força Jovem X Restaurando Sonhos e Olho no Futuro X Caseb
Campo do Sítio Matias (Jaime): ABN Júnior X Cefa e Jomafa X Seafs

No domingo, será realizada a terceira rodada da Copa Sub 13 em fase classificatória:

Campo da Estação Nova: Jomafa e Ferrovia
Campo do Fumo: Bom de Bola X Feira Kids e Esporte e Cidadania X Canarinhos
Campo do Oyama: Internacional X Cristo no Comando e Molecada X Brasil
Campo do CSU: Força Jovem X Caseb e Olho no Futuro X Restaurando Sonhos
Campo do Sítio Matias (Jaime): ABN Júnior X Seafs e Juventus e Cefa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108720 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]