Radares controlam velocidade máxima nas Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, informa Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Novos equipamentos na Getúlio Vargas e Maria Quitéria

Motoristas que transitam pelas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas devem ficar atentos aos novos radares instalados pela Secretaria Municipal de Transportes Trânsito (SMTT), que limitam a velocidade máxima de 60 km/h. Há também fotossensores na rua João Evangelista, para controlar o avanço do sinal vermelho. Os condutores de veículos que infringirem as leis de trânsito serão multados.

Quem exceder a velocidade em até 20% do limite estabelecido deve ser multado, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre 20% e 50%, o condutor também é multado e perda de cinco pontos na CNH e, a partir de 50%, além da multa o infrator perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. As multas são estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A instalação de controladores eletrônicos nessas vias se deu em virtude da quantidade significativa de acidentes diagnosticados. Nos últimos seis meses, houve aumento de 24,37% no número de acidentes na Getúlio Vargas e de 24,18% na Maria Quitéria, comparado ao mesmo período de 2009. Já na rua João Evangelista, após a pavimentação, o índice de acidentes vem aumentando.

O secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, destaca que os novos equipamentos estão sendo implantados preferencialmente em locais onde os pedestres têm dificuldades para atravessar a pista. “A ação visa melhorar cada vez mais o trânsito da cidade”, pontua.

Eleição dos membros dos Conselhos Tutelares; Quinze conselheiros vão fiscalizar as provas neste domingo

Quinze conselheiros vão fiscalizar a realização das provas dos 139 inscritos para a próxima fase do processo seletivo e eleitoral dos membros dos Conselhos Tutelares que acontece neste domingo (21). As provão serão realizadas no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, das 13 às 17 horas. A escolha dos membros ocorreu durante reunião realizada na Casa dos Conselhos.

Os candidatos devem estar atentos as instruções referentes ao dia de realização da prova. Não será permitido uso de máquina calculadora, celular, rádio, gravador ou qualquer equipamento eletrônico, assim como o uso de pasta, bolsa, chapéu, boné e relógio.

Os candidatos deverão responder a 30 questões objetivas referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo (Sinase) e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, além de redação com dois temas para escolha.

Para votar, o eleitor deverá apresentar no dia de eleição o título de eleitor, documento de identidade com foto e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral. Os novos conselheiros vão permanecer no cargo por três anos, com a possibilidade de se reeleger apenas uma vez. A remuneração é de R$ 750 e a eleição será realizada no dia 12 de dezembro.

Grande número de procedimentos odontológicos; Atendimento contínuo e gratuito

Cerca de 165.000 mil procedimentos odontológicos já foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde Oral, até o mês de setembro. As ações realizadas vão desde a limpeza dos dentes e restaurações simples até cirurgias orais menores, como a retirada de cistos.

Os procedimentos simples são realizados nas 33 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF), 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 5 Policlínicas que compõem a rede própria. Os atendimentos para casos mais complexos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo).

O bairro da Queimadinha está entre as localidades que possuem uma UBS com o serviço odontológico. Os moradores do bairro que buscam o serviço na UBS local estão sendo encaminhados para a unidade do bairro Parque Ipê e para o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), que funciona no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE). O encaminhamento se deu por conta da cadeira odontológica da unidade da Queimadinha apresentar problemas técnicos.

Segundo a coordenadora do programa, Maria Cristina Rosa, providências em relação ao equipamento já estão sendo tomadas. “Os técnicos avaliaram a cadeira odontológica e constataram alguns problemas. Já solicitamos a peça ao setor responsável na Secretaria de Saúde para que o atendimento na UBS seja normalizado em breve”, destaca.

Natal da Praça de 6 a 20 de dezembro; Evento será realizado no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes

A décima edição do projeto Natal na Praça acontece de 6 a 20 de dezembro, com a participação de grupos de corais, cantores feirenses e os vencedores do Festival de Música Vozes da Terra 2010. Este ano, o evento será transferido do estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria para o Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, também na avenida Getúlio Vargas.

Segundo Aelson Mata, que faz parte da coordenação do evento, este ano será possível oferecer mais conforto ao público porque o evento acontecerá em um espaço mais amplo. “O nosso objetivo é proporcionar interação entre as pessoas em um momento de cunho religioso muito forte. A expectativa é que cerca de 400 pessoas assistam aos shows em cada dia”, afirma.

Além da montagem do palco para realização das apresentações que terão início sempre a partir das 18 horas, serão colocadas no local cadeiras para acomodar o público e sanitários químicos.

O Natal na Praça é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Centro de Triagem de Animais Silvestres; Feira de Santana pode ter uma unidade do Cetas

O município de Feira de Santana poderá ter uma unidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). A possibilidade de construção e manutenção de um Cetas na cidade foi discutida pelo secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, e superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) na Bahia, Célio Costa Pinto, ao participarem da inauguração do Cetas de Porto Seguro, na sexta-feira (12).

Além da unidade dos Cetas de Porto Seguro, existem mais três na Bahia, localizadas em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras. De acordo com o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, os Centros existentes no Estado não atendem a demanda. Ele acredita que com o funcionamento de um Cetas na cidade, as fiscalizações poderão ser mais intensificadas. “Se houvesse em um Centro em Feira, certamente o volume de blitz seria maior. Há uma demanda expressiva de animais silvestres vendidos ilegalmente”, ressalta.

Segundo ele, a localização geográfica de Feira de Santana é um dos fatores que viabiliza a construção de um Cetas na cidade. “Temos o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste. Três BRs cortam o nosso município e, por isso, é considerado um local estratégico para o controle e combate ao tráfico de animais silvestres”, destaca.

Na próxima semana, o assunto será discutido entre o secretário Ozeny Moraes, prefeito Tarcízio Pimenta e superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto. O objetivo da reunião é dar início ao processo de negociações, apresentando formas de buscar parcerias que viabilizem a construção e manutenção de um Cetas em Feira de Santana.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres é o local para onde são encaminhados os animais apreendidos por agentes da fiscalização do Ibama, Polícia Rodoviária ou da Polícia FlorestaL, por serem comercializados ilegalmente.

Nos Cetas, os animais silvestres resgatados ou apreendidos são recepcionados, passam pela triagem e são tratados, bem como readaptados para retornarem aos habitats naturais, a exemplo de zoológicos, criadouros registrados e credenciados pelo Ibama e centros de pesquisas. O gerenciamento dos Centros pode ser feito pelo próprio Ibama ou por Instituição, em sistema convênio ou parceria, sob a supervisão do órgão.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário