Program Próximo Passo entrega certificado a 212 trabalhadores

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Oportunidade e superação. Com essas palavras, Márcia de Jesus, 33 anos, traduziu o sentimento dos trabalhadores certificados, nesta quarta-feira (24/11/2010), pelo Programa Próximo Passo, em solenidade no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. Ela foi oradora da turma de 212 concluintes dos cursos de pedreiro, azulejista, gesseiro, pintor e armador de andaimes.

Trabalhando há quatro meses como azulejista em uma grande obra no município de Camaçari, Marlene de Lima, 33 anos, comemorou a nova profissão. “Somos só três mulheres na obra e conquistamos o respeito dos nossos colegas pelo bom trabalho realizado”.

De acordo com o diretor Administrativo do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), Rafael Filgueiras, “o sindicato, junto às empresas de construção, não vai medir esforços para tentar absorver a mão de obra certificada pelo programa nas construções a serem realizadas no município de Camaçari”.

Representando o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, o superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, ressaltou a importância social do programa, “o caminho para uma larga caminhada, em busca de uma vida digna e decente”. Os cursos atendem especialmente aos trabalhadores dos municípios de Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as turmas que receberam certificado foram qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O programa oferece ainda cursos de reparadores, encanadores, eletricistas, carpinteiros e almoxarifes.

Na Bahia, o investimento no programa Próximo Passo é de R$7,4 milhões, com recursos oriundos do Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111241 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]