Praça da Kalilândia é reformada e entregue a comunidade. Confira as notícias da administração de Tarcízio Pimenta

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Reinauguração da praça da Kalilândia

Os canteiros desgastados pelo tempo, a antiga iluminação e as ruas calçadas na praça Coronel Tertuliano Almeida (praça da Kalilândia) e ruas vizinhas deram lugar a um novo cenário. O que se vê agora é uma praça totalmente urbanizada, ruas pavimentadas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e sinalizadas, Internet gratuita, iluminação metálica e novo ajardinamento.

Os moradores e comerciantes do bairro que presenciaram todas estas mudanças observam atentos à nova praça e, ao serem questionados sobre os investimentos, agradecem a Prefeitura de Feira de Santana pela “maravilha que se tornou a praça da Kalilândia”. O equipamento será reentregue à comunidade na noite desta terça-feira (30), com shows musicais dentro das comemorações dos festejos natalinos.

A aposentada Dulce Assis, por exemplo, mora no local há mais de 40 anos e afirma que a urbanização da praça e a pavimentação das ruas deram mais vida ao bairro. “Achei muito bom e agradeço a Prefeitura. Os moradores gostaram muito”, afirma.

Também moradora do bairro, a estudante Diana Santos observa que disponibilizar Internet na praça, através do programa Feira Cidade Digital, é uma boa opção. “Tem utilidade para os moradores e até mesmo para quem está visitando a praça. É um serviço muito importante”, considera.

Investir na pavimentação e sinalização das ruas também representa uma importante iniciativa para a recepcionista Adriana Lima, que trafega pelas ruas do bairro diariamente. “Foi um trabalho que facilitou o tráfego. Aconteciam muitos acidentes por aqui, mas diminuiu bastante”, conta, acrescentando que “a Internet funciona bem e é rápida”.

Recadastramento de servidores

Servidores aposentados e pensionistas que ainda não compareceram ao Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) para se recadastrarem têm como prazo máximo esta terça-feira (30), até as 17 horas. É necessário apenas apresentar o contra-cheque e a carteira de identidade. O Instituto está localizado na avenida Senhor dos Passos.

O prazo real encerrou no mês de outubro, após quatro etapas de recadastramento, mas devido ao não comparecimento de 183 servidores foi estendido até o final de novembro. Até então, mais de 1.800 servidores foram recadastrados.

A primeira ocorreu no mês de julho e atendeu todos os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. A segunda etapa aconteceu no mês de agosto e foram recadastrados os servidores nascidos nos meses de abril, maio e junho.

Os servidores nascidos nos meses de julho, agosto e setembro foram recadastrados no mês de setembro e, no mês de outubro, os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro efetuaram o recadastramento.

Antônio Carlos Machado, presidente do Instituto de Previdência, informa que o recadastramento não for feito o beneficiado terá seus pagamentos suspensos até regularizar a situação.

Vistoria de ônibus e vans

Toda a frota que compõe o Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana deverá passar pela vistoria anual obrigatória, que foi iniciada no sábado (27). Até o dia 19 de dezembro, quando se encerra o prazo, deverão passar pelo pátio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), 207 ônibus e micro-ônibus, além de 55 vans alimentadoras.

A vistoria de ônibus e micro-ônibus será realizada de domingo a domingo, das 7 às 18 horas. Já as vans, serão vistoriadas de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Nos primeiros dias em que houve a vistoria, foram inspecionados 64 ônibus, 33 no sábado e 31 no domingo. Nenhuma van foi vistoriada na segunda-feira (29).

São verificados na vistoria as condições de conforto, segurança e regularidade do transporte de passageiros. De acordo com o preposto da SMTT, Marcone Novais Santos, os problemas mais freqüentes apresentados até o momento estão relacionados à suspensão dos veículos e parte elétrica. “Os veículos notificados com problemas deverão retornar ao pátio para vistoria com as irregularidades sanadas até o dia 19 de dezembro”, informa.

Ele observa que nos ônibus estão sendo inspecionados também os elevadores. “Esses equipamentos são alvo de reclamação. Os usuários alegam que em muitos ônibus, os elevadores não funcionam, por estarem quebrados”, destaca.

Para a vistoria, os responsáveis pelas prestadoras de serviços deverão se dirigir ao Departamento de Transportes Públicos apresentando cópias e originais do CRV, CRLV, seguro de terceiros (materiais e pessoais), certificado de dedetização, certificado de inspeção do tacógrafo.

Profissionalização de escolas de samba

As escolas de samba de Feira de Santana vão ganhar um importante apoio na Micareta 2011. Oito delas vão desfilar num novo circuito – ainda não definido – com 12 carros alegóricos e fantasias semelhantes às utilizadas no Carnaval do Rio de Janeiro, além de iniciar a apresentação das escolas com uma semana de antecedência da festa.

Com a alteração, a festa terá dez dias, já que os desfiles vão iniciar na sexta-feira e encerrar no domingo. A apuração do concurso será realizada na segunda-feira e no dia posterior acontece o desfile das escolas campeãs dos três segmentos. Algumas delas são a Marquês de Sapucaí, Nativos de Santana, Unidos do Padre Ovídio, Brasil Meu Samba, Império Feirense e Acadêmicos da Barroquinha, esta pela primeira vez.

O projeto da Liga Independente das Escolas de Samba de Feira de Santana (Liesf) foi apresentado ao Governo Municipal em 2009 e, na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Tarcízio Pimenta esteve na sede da Liga, situada na rua Juvêncio Erudilho do bairro Barroquinha, para conhecer as fantasias confeccionadas, bem como as maquetes dos carros alegóricos.

Após ser apresentado o projeto, Tarcízio Pimenta disse que a Prefeitura vai buscar meios para fazer parcerias e reduzir as dificuldades. “Não há esse investimento de escola de samba na Bahia e Feira pode ter esse novo cenário. Isso é difundido no Rio o ano todo e contagia”, ressalta.

Segundo o diretor do Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos, a localização dos desfiles será definida dentro de 15 dias. “O presidente da Liga, Nildo Santos, é um feirense profissional no segmento carnavalesco, desenvolvia essa atividade em São Paulo e está dando a oportunidade de Feira de Santana ser referência do Carnaval espetáculo”, pontua.

Ao todo, serão produzidas 12 mil fantasias, gerando dois mil empregos diretos para a população feirense. A população local também será atendida pela Liga semanalmente com trabalhos sociais para 1.500 crianças, além da população adulta. “Carnaval não é só festa. Primeiro tem o trabalho social”, destaca o presidente da Liga, Nildo Santos.

Estudantes capacitados pelo Sebrae

Vinte e um estudantes dos cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social foram capacitados com o curso “Atendimento ao Cliente”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com a carga horária de 15 horas, o curso esteve dividido em cinco encontros, sendo um encontro por dia com duração de três horas.

Segundo a instrutora do Sebrae, Edilsa Porto, o curso de atendimento ao ciente é destinado a profissionais que mantenham contato direto com os clientes. “O propósito é criar condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para contato direto com os clientes, identificar os aspectos que contribuem para a satisfação deles, refletir criticamente sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua empresa e planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e que possam gerar um impacto positivo nos resultados”, relata.

Em cada um dos encontros foi abordado um tema distinto. No primeiro dia foi apresentado o tema ‘Tratar Bem ou Atender Bem?’; no segundo dia distiu-se o tema ‘Superando as Expectativas dos Clientes’; o terceiro encontro teve como tema ‘Como Lidar Com Situações e Clientes Difíceis’; no quarto dia se discutiu ‘A Escada da Lealdade’ e o último encontro teve como tema ‘Diretrizes Para o Tratamento e Reclamações’.

De acordo com a diretora do Departamento do Trabalho, Ivone Magalhães, o órgão estimula a geração de trabalho e renda através da busca de parcerias e na oferta de cursos gratuitos. “Isso possibilita às pessoas de baixo poder aquisitivo a obtenção de conhecimentos e habilidades de acordo com a realidade do mercado de trabalho”, explica.

Mais de 30 cursos são ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Cursos do nível profissionalizante e semi-profissionalizante estão sendo oferecidos à população, como cabeleireiro, corte e costura, informática, eletricidade básica e artesanato.

Essa é a primeira vez que o Departamento de Trabalho conta com a parceria do Sebrae, mas outras instituições já trabalham com a Secretaria a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape), e o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O evento ocorreu entre os dias 22 e 26 de novembro no Centro de Múltiplo Uso, um espaço reservados para esse tipo de ação na Secretaria.

Transporte clandestino de passageiros

Um idoso com prisão preventiva por estelionato e agressões e lesões corporais estava fazendo transporte clandestino de passageiros em Feira de Santana. Ele foi preso na segunda-feira (29), no pátio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), quando tentava liberar o veículo apreendido.

Wilson Batista Pereira, 68 anos, foi flagrado por equipes de fiscalização da SMTT na quinta-feira (25), na rua J. J. Seabra. O acusado fazia transporte clandestino utilizando o veículo Corsa GM Classic de placa JOZ-7560 e cor branca, que está apreendido no pátio da Secretaria.

No andamento do processo administrativo, necessário para liberação do veículo, foi identificado que Wilson estava com prisão preventiva decretada pela Justiça. Por determinação do secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, que acionou a Polícia Militar, o acusado foi encaminhado à Delegacia.

Segundo o secretário, “o veículo está com a documentação irregular e diversas multas de trânsito, de âmbitos federal, estadual e municipal, o que caracteriza total irresponsabilidade do condutor ao volante”. Ele observa que medidas fortes como esta no combate ao transporte clandestino visam, sobretudo, a proteção dos usuários. “Embarcados em veículos com tamanha irregularidade e conduzidos por um infrator da lei, os passageiros correm efetivamente perigos de vida”, ressalta.

Flailton Frankles lembra que esta não é a primeira vez que a SMTT identifica um condutor de veículo de transporte clandestino como infrator perante a Justiça. “Outras ocasiões como esta já aconteceram. Mais uma vez, isso demonstra que a clandestinidade oferece riscos à população e que é mais seguro utilizar os ônibus que fazem o transporte coletivo urbano”, destaca.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111064 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]