Pelourinho celebra a paz com a Banda Mahatma e Filhos de Gandhy

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Começa neste sábado (27/11/2010) e segue durante todo o mês de dezembro, até a semana de Natal, o projeto Paz no Pelô, uma série de apresentações musicais lideradas pela Banda Mahatma, com participação dos Filhos de Gandhy – em todos os shows – e de artistas convidados. Os shows acontecerão nas praças Tereza Batista (27 de novembro e 30 de dezembro) e Quincas Berro D’Água (16 e 23 de dezembro), sempre às 20h. A entrada é gratuita.

O projeto, que faz parte da agenda Tô no Pelô, é uma iniciativa do Pelourinho Cultural, programa promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Pretende despertar e incutir a propagação da paz como elemento modificador social.

De acordo com Gel Varela, coordenador do evento e membro da banda Mahatma, o Paz no Pelô surgiu como uma forma de unir a musicalidade com mensagens de tolerância, sendo uma continuação ideológica de outro projeto, Quarta da Paz, que levou ao Pelourinho, em 2006, composições que fazem apologia à paz.

“A banda sempre teve a proposta de cantar valores como o da não-violência. E nós trazemos isso por meio da musicalidade baiana. Nós queremos que as pessoas saiam do show com esse princípio governante que é a paz. A gente está vivendo um momento muito ruim em relação à violência. O desafio da música é esse, promover a alegria e a conscientização. Será um grande tributo à paz”, disse Gel.

A banda Mahatma, nome que em sânscrito significa “grande alma”, apresenta em seu repertório, composições que tratam da convivência pacífica. Dentre as canções estão Flores da Favela, composta por Jauperi, Telegrama, de Zeca Baleiro, Chame Gente, de Morais Moreira, e um medley das músicas Chão da Praça, Vida Boa e Bloco do Prazer. Outras composições são de autoria da própria banda.

O Paz no Pelô levará convidados para as quatro apresentações. No show de abertura, o músico Missinho estará ao lado da banda composta por Gel Varela (bateria), Ireno Finguer (vocalista), George Sales (contrabaixo), Cristiano Tico (teclado), Marcelo Flores (teclado e guitarra baiana), Sérgio Pita (guitarra), Junior, Kaboduca e Fofinho (percussão).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112599 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]